A habilidade e o talento de artesãos do município de Pinhão estão expostos num espaço próprio. A Casa do Artesão, agora em novo endereço, fica em local anexo à Secretaria Municipal de Esportes. Lá o turista pode encontrar bordados em pano de prato, toalhas, porta-canetas, porta-chaves, quadros, chaveiros, entre outras peças. Muitas delas, informou o município.
De acordo com o diretor de Turismo da Prefeitura, Adriano Raizel, o artesanato é importante ferramenta para divulgar o município. “Nosso objetivo é ampliar e diversificar a oferta turística. Nesse sentido o artesanato é uma grande oportunidade para destacar as riquezas da nossa cultura”.
Apesar de terem conceitos distintos, artesanato e turismo estão fortemente interligados por interesses mútuos. “Se por um lado o turismo pode ser compreendido como uma atividade que incentiva o turista a conhecer outras regiões e culturas, o artesanato pode ser uma forma de materializar esta experiência. Quer seja por meio de objetos, dando ao visitante a possibilidade de levar consigo algo que represente uma memória afetiva ou a cultura daquele local”.
Para a artesã Maria Regina é importante que as pessoas valorizem o artesanato. “Precisamos ter em mente o valor do artesanato para preservar a nossa identidade cultural, e este é o objetivo do nosso trabalho”.