Da Redação
Há pessoas que não se imaginam longe do burburinho urbano. Já outras, sonham em viver em um lugar calmo e tranquilo. O casal Wayne Adams e Catherine King queriam tanto viver longe da cidade grande, que construíram seu próprio cantinho na costa de Tofino, no Canadá. Ele é carpinteiro, ela pintora e escritora, e dividem a ilha com seus dois filhos e um cachorro. Segundo Adams, o objetivo era construir uma vida autossustentável, deixando de depender da eletricidade da rede e cultivando os seus próprios alimentos.
A ilha, batizada de “Freedom Cove” (ou Enseada da liberdade, em tradução livre), foi construída em 1992, e sofreu reformas e ampliações ao longo dos anos. Atualmente, a ilha flutuante é composta por 12 plataformas, que incluem uma pista de dança, uma galeria de arte, um farol, um estúdio e cinco estufas. Tem ainda 2.023 metros quadrados de solo arável para a agricultura.
O lugar é todo autossustentável: durante o verão, o casal obtém a água que necessita de uma cascata próxima e durante o inverno aproveita a água da chuva. A eletricidade é produzida a partir de 14 painéis solares que instalaram na ilha. Além disso, eles cultivam vários tipos de frutas e legumes.