A Prefeitura de Prudentópolis publicou um novo decreto ontem (3). Conforme as novas medidas de prevenção ao coronavírus, as aulas da rede particular, cursos e afins podem retomar. No entanto, respeitando o sistema de ensino híbrido. Do mesmo modo, a rede de educação pública pode voltar as atividades, mas isso não interrompe o ensino em modalidade remoto, atendendo todos os estudantes.
Estão permitidas, as atividades sociais como casamentos, aniversários, feitos em ambientes abertos mesmo que particulares, ou restaurantes, pavilhões, centros sociais ou comunitários, clubes e afins. Entretanto, observando o limite máximo de 100 pessoas. O organizador do evento, deve manter relação de participantes contendo todas as informações necessárias para eventual monitoramento epidemiológico posterior. E, permanece proibida a atividade de danças, compartilhamento de objetos ou qualquer atividade que gere contato físico.
Em reuniões de caráter social ou familiar em ambiente domiciliar, fica estabelecido o limite máximo de 30 pessoas. Fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento comercial no toque de recolher.
ESPORTE
Além disso, a administração municipal deve normalizar as atividades esportivas que não oferecem riscos aos atletas. Sobre a prática esportiva profissional, deverá obedecer às normativas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, que é um serviço essencial à população em estado de vulnerabilidade, e indispensável ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, pode ocorrer no limite das atribuições e diretrizes.
Sendo assim, as atividades aos usuários dos programas sociais podem ser retomadas seguindo o protocolo disponibilizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. E, observando ainda a limitação de quantidade de pessoas e capacidade máxima.
Conforme o decreto, permanece suspensa, por tempo indeterminado, as visitas aos Lares de Idosos e também a permanência de acompanhantes em atendimentos de serviços de saúde.
MEDIDAS
O toque de recolher em Prudentópolis fica estabelecido entre meia-noite e 5h. Assim, fica limitado o horário de atendimento ao público de todos os estabelecimentos comerciais. Apenas podem ocorrer os serviços públicos essenciais, indústrias e transporte de trabalhadores para indústria, serviços de saúde, postos de combustíveis, farmácias e serviços de entrega delivery, bem como as atividades religiosas para finalização de celebrações já iniciadas antes deste horário.
Confira o decreto na íntegra no PDF.
Leia outras notícias no Portal RSN.