22/08/2023


Geral

Casas Familiares rurais são tema de debate regional em Candói

imagem-76363

A ARCAFAR Sul reuniu representantes das Casas Familiares Rurais (CFR) para uma assembleia regional nessa terça feira (05), em Candói. No Centro Cultural, o público foi dividido em grupos para debater as condições de ensino, os desafios e os avanços das casas. Além deste primeiro encontro, serão realizados mais dois no Paraná, e um em Santa Catarina e outro no Rio Grande do Sul. As propostas serão levadas para a assembleia geral, em Barracão, no mês de setembro.

A assessora pedagógica e engenheira agrônoma da ARCAFAR, Dirce Maria Slongo, entende que as discussões em assembleias oferecem um panorama do trabalho desenvolvido pelas CFR’s. “Estamos aqui para trazer as angústias das casas, mas também os desafios e os avanços”, diz. Em todo o Sul do Brasil, são 72 unidades da CFR que trabalham com a pedagogia da alternância, ao estilo escola-campo. 

Em Candói, o governo do prefeito Gelson Costa (PT) já fez várias melhorias na estrutura da CFR. São mais de R$ 100 mil liberados pelo Governo Federal e, com a contrapartida municipal, o valor do investimento totaliza mais de 150 mil. Com o recurso, foram construídas mais salas de aula, dormitório, biblioteca, lavanderia e uma sala para direção.

Entre os participantes da assembleia, estiveram presentes os prefeitos de Rio Bonito do Iguaçu e de Vera Cruz D’Oeste. Irio de Rosso (PMDB), de Rio Bonito, diz que já vem sentindo as dificuldades encontradas para manter a CFR. “Às vezes é desestimulante, mas nós temos pessoas de boa vontade, com bons trabalhos e que tem amor a profissão. Mas a grande solução para melhorias é política”, destaca.

O prefeito EldonAnschau (PT), de Vera Cruz, entende que é fundamental a prefeitura assistir sua CFR. “Se tirar o olhar cuidadoso, a casa não dá conta das dificuldades. Onde tem atenção, tem uma boa Casa Familiar Rural. É claro que o que está faltando é o Governo assumir a sua parte, independentemente de partido. É na CFR que os alunos aprendem e levam ideias para o campo e se fixam ali, com suas famílias”, analisa.

O vice-prefeito de Candói Jeferson Morandi lembra que o município oferece todo o incentivo para o homem do campo, principalmente porque a maior parte da população está na zona rural. “Esta é uma maneira de fazer com que o jovem permaneça na agricultura com sua família. A outra são os investimentos, como o do asfalto São Pedro/Rio Novo que irá beneficiar 13 comunidades”, lembra.

CURSOS DA CFR DE CANDÓI

Hoje 23 alunos fazem o curso técnico em Agropecuária. A CFR conta com nove professores, cinco deles da Arcafar Sul. Uma parceria com os municípios de Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu deve viabilizar, em breve, a abertura de mais um curso. É o técnico em Agropecuária que já tem uma demanda de 86 alunos, segundo informou o coordenador da CFR, Rosenildo Bayer. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo