A Secretaria de Saúde de Cascavel declarou uma epidemia de dengue depois de confirmar 1.106 casos no atual ano epidemiológico. Desse modo, o secretário Miroslau Bailak deu mais detalhes sobre a situação do município em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
De acordo com o secretário, o momento é de união de todos para conter o avanço do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças. “Se a gente interromper o ciclo do mosquito, nós não teremos a fêmea contaminada transmitindo os ovos contaminados, replicando e aumentando esses casos para nossa população”.
Assim, o aumento da contaminação acendeu um alerta em outros municípios. Guarapuava registrou o segundo caso importado de dengue. Além disso, Dois Vizinhos vai executar uma força tarefa a partir dessa quinta (14), já que há confirmação de 312 casos e mais de seis mil casos na 8ª Regional.
TRABALHO INTENSIFICADO
Conforme a prefeitura, há muitos pacientes internados, o que fez com que a Regional pedisse a liberação de leitos em Dois Vizinhos para poder atender os pacientes de outros locais. Dessa forma, a força tarefa vai contar com três drones sobrevoando a cidade, quatro máquinas para fumacê, e para a próxima semana a 8ª regional liberou o carro fumacê.
O objetivo é fazer uma varredura nos locais com as possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Serão vistoriados terrenos públicos e privados, com atenção aos pontos onde há água parada. Assim, a força tarefa iniciará nas proximidades do Country, seguindo para o bairro Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Lurdes.
Em seguida, outra equipe dará sequência nos bairros Meredick, Zenci, Vitória e São Francisco de Assis. Serão mais de 150 pessoas envolvidas. Entre elas, da secretaria de Saúde, Barracão, Fiscalização, Agricultura, Planejamento, Assistência Social.
As equipes vão retomar o trabalho neste sábado (16), e no Domingo de Páscoa não será feito, retornando na segunda (18).
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também está movimentando para enfrentar o aumento de casos de dengue no Paraná. Na última quarta (13), o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná reuniu para debater sobre a situação do período epidemiológico 2021/2022.
A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, apresentou o quadro epidemiológico do Estado e enfatizou a necessidade de reforçar as campanhas.
O Paraná tem registrado uma expansão alarmante dos casos de dengue. Estamos monitorando todos os municípios, principalmente as áreas com maior incidência. Desse modo, é imprescindível fortalecer as campanhas de enfrentamento neste momento para que tenhamos maior adesão nesse combate.
Leia outras notícias no Portal RSN.