A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava divulgou nesta sexta (13) uma nota fazendo uma convocação à população. Isso porque, uma criança, da cidade de Irati, que esteve em Guarapuava no último sábado (7), está internada com suspeita de ter sarampo.
De acordo com a secretaria, a criança esteve no Shopping Cidade dos Lagos (entre às 19h e 20h); Superpão Hiper (entre às 20h e 21h) e Xaxá Burguer (entre 21h e 22h).
A medida é preventiva. Assim, todas as pessoas com idade entre seis meses a 49 anos, que possam ter tido contato com esse paciente, devem ire até a unidade de saúde mais próxima de suas casas e verificar se estão em dia com a vacinação contra a doença. A secretaria explicou que qualquer pessoa que tenha ido nesses locais, nesses horários e que estejam com sintomas, como por exemplo, febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e entupido ou ainda mal estar intenso deve procurar atendimento e relatar a situação.
Além disso, a secretaria destacou que até hoje (13), a vacinação ocorre de forma normal, em todas as UBS. A partir da próxima semana, a sala de vacina do Cisgap estará aberta somente na quinta (19) para aplicação da vacina BCG. Após esta data, a vacinação retornará apenas em 6 de janeiro de 2020, com atendimento normalizado.
SARAMPO EM IRATI
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná no dia 6 de dezembro. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou contraíram a doença no Estado. Em Irati, cinco casos foram confirmados e três estavam em análise. Porém na semana passada, a prefeitura informou que outros seis casos suspeitos entraram em investigação.
Leia outras notícias no Portal RSN.