22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava Paraná Região

Caso suspeito de sarampo deixa Saúde de Guarapuava em alerta

Uma criança de Irati que esteve em Guarapuava na semana passada está internada com suspeita de sarampo. A prefeitura divulgou os locais por onde ela passou

SARAMPO

Quem esteve nos locais deve procurar imunização contra sarampo (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava divulgou nesta sexta (13) uma nota fazendo uma convocação à população. Isso porque, uma criança, da cidade de Irati, que esteve em Guarapuava no último sábado (7), está internada com suspeita de ter sarampo.

De acordo com a secretaria, a criança esteve no Shopping Cidade dos Lagos (entre às 19h e 20h); Superpão Hiper (entre às 20h e 21h) e Xaxá Burguer (entre 21h e 22h).

A medida é preventiva. Assim, todas as pessoas com idade entre seis meses a 49 anos, que possam ter tido contato com esse paciente, devem ire até a unidade de saúde mais próxima de suas casas e verificar se estão em dia com a vacinação contra a doença. A secretaria explicou que qualquer pessoa que tenha ido nesses locais, nesses horários e que estejam com sintomas, como por exemplo, febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e entupido ou ainda mal estar intenso deve procurar atendimento e relatar a situação.

Além disso, a secretaria destacou que até hoje (13), a vacinação ocorre de forma normal, em todas as UBS. A partir da próxima semana, a sala de vacina do Cisgap estará aberta somente na quinta (19) para aplicação da vacina BCG. Após esta data, a vacinação retornará apenas em 6 de janeiro de 2020, com atendimento normalizado.

SARAMPO EM IRATI

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná no dia 6 de dezembro. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou contraíram a doença no Estado. Em Irati, cinco casos foram confirmados e três estavam em análise. Porém na semana passada, a prefeitura informou que outros seis casos suspeitos entraram em investigação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo