O número de gestantes com sífilis dobrou de um ano para o outro em Irati. O alerta é do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. De acordo com o Departamento, de janeiro a maio de 2020, foram 10 registros de pacientes com a doença. Isso representa mais que o dobro do número de casos registrados neste mesmo período em 2019, quando foram somente três casos.
Conforme informações do Ministério da Saúde, trata-se de uma uma infecção sexualmente transmissível, curável e exclusiva do ser humano. Porém, há casos de sífilis congênita, por exemplo, que pode causar consequências graves para o feto. Entre estas, aborto espontâneo, parto prematuro e má-formação do feto. Além disso, surdez, cegueira, deficiência mental e morte ao nascer.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Irati, recomenda o pré-natal já no início da gestação para acompanhamento médico e de enfermagem durante a gravidez. “Assim será possível a detecção precoce de patologias maternas e ou fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a mulher”.
Conforme a Saúde, quando descoberta cedo, a sífilis pode ser tratada, de forma que se minimizem as eventuais consequências. Há também a recomendação para que o parceiro da gestante faça os testes, e que o casal faça o uso de preservativos durante a gestação.
SERVIÇO
Em Irati, o pré-natal é desenvolvido no prédio marrom da Secretaria Municipal de Saúde, e fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 16h (sem fechar para o horário de almoço). Os telefones para contato são o (42) 3907-3164 e o (42) 9 9914-0833, este último também funcionando como whatsapp.
Por fim, neste mesmo setor, as mulheres também podem solicitar os exames para verificar se estão grávidas.
Leia outras notícias no Portal RSN.