22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava

Catedral de Guarapuava fará caminhada de 15 km para devotos

A caminhada será no dia 2 de julho e o percurso vai começar na nascente do Rio das Mortes e seguirá pela BR-277 até o Santuário Diocesano

A caminhada será no dia 2 de julho e o percurso vai começar na nascente do Rio das Mortes e seguirá pela BR-277 até o Santuário Diocesano (Foto: Pascom/Paroquial)

A Catedral de Guarapuava vai fazer uma caminhada de 15 quilômetros para os devotos de Nossa Senhora de Belém no dia 2 de julho. O percurso começará às 7h na nascente do Rio das Mortes na comunidade do Rio das Pedras. E seguirá pela BR-277 até o Santuário Diocesano no Centro de Guarapuava.

Conforme a Diocese, a caminhada de 15 quilômetros será de oração, convivência, superação e fé. Além disso, quem tiver dificuldades de locomoção, poderá acompanhar de bicicleta ou automóvel. Essa ação vem do projeto “Caminho de Belém”, idealizado pelo reitor do santuário, padre Jean Patrik Soares.

De acordo com o padre, o projeto tem a proposta de reunir ainda mais devotos e divulgar a devoção por meio de manifestações populares em vários locais.

HISTÓRIA

O percurso da caminhada foi escolhido justamente para recriar o caminho feito pelos primeiros colonizadores, para lembrar o motivo da devoção pela Nossa Senhora de Belém em Guarapuava.

Conforme a Diocese, quando os colonizadores passaram por Guarapuava em 1818, eles travaram um batalha contra os povos originários na Região de um rio. Enquanto isso, Laura Rosa da Rocha Loures carregava uma imagem de Nossa Senhora de Belém.

Então, Laura fez a promessa de que se sobrevivesse, construiria uma capela em homenagem à santa. A batalha acabou, ela ficou viva e cumpriu a promessa. A capela fundada por ela é hoje o Santuário Diocesano, e o rio que ocorreu a batalha, se chama Rio das Mortes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo