22/08/2023



Geral

Cavalos soltos nas ruas serão apreendidos

imagem-96535

Da Redação

Proprietários de cavalos que andam soltos pelas ruas de Guarapuava poderão sofrer sanções como pagamento de multa até a perda do animal. É que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai intensificar o trabalho de apreensão visando prevenir acidentes, proteger pedestres, motoristas e o próprio animal. "A secretaria assumiu o licenciamento e a fiscalização ambiental em março deste ano, então passa a ser o órgão responsável pela disciplina e orientação dos proprietário de cavalos. Primeiro estamos fazendo o trabalho de educação ambiental para depois cobrarmos as responsabilidades", explica o secretário Celso Araújo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura, os cavalos recolhidos serão encaminhados para uma chácara. “Daqui duas semanas, qualquer cavalo solto na via sem um responsável será apreendido”, explica a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Fernanda Moraes. “O dono do cavalo tem cinco dias para pagar uma multa administrativa, que corresponde a aproximadamente R$ 2 mil. Somente após pagamento, ele irá reaver o animal”, conclui Maria Fernanda. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. 

Se o proprietário que não cumprir a determinação, o animal poderá ser doado a instituições sem fins lucrativos ou agricultores familiares, conforme estabelece o Código Ambiental Municipal e a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). "Cabe ressaltar que, além das penalidades administrativas, todo procedimento será encaminhado para o Ministério Público do Meio Ambiente, da Comarca de Guarapuava, onde os proprietários serão responsabilizados criminalmente", observa o secretário.​

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo