A família do publicitário Pierre Míchel viveu uma experiência diferente em 2010 ao recepcionar quatro estudantes americanos, contemplados pelo programa Jovens Embaixadores, proposto pela Embaixada Americana, que trabalha em parceria com o CCBEU. Durante o dia de convivência, a troca de informações sobre a cultura dos dois países foi a tônica das conversas. “Fizemos feijoada, comidas de festa junina, e a troca de informações foi muito legal, porque eles contaram peculiaridades do dia-a-dia na escola, coisas do cotidiano e também levaram muitas informações daqui”, diz Pierre.
Assim como a família de Pierre, outras de Guarapuava se preparam para receber, nesta edição, os Jovens Embaixadores, que chegarão no terceiro planalto nesta sexta feira (8) e serão recepcionados pelo CCBEU. Das unidades do CCBEU existentes no Paraná, a escola de Guarapuava foi a escolhida para ser a anfitriã no Estado é reconhecida pela Embaixada Americana como um centro referência no ensino da Língua Inglesa.
De acordo com a professora Giselle Schimaichel, serão nove jovens e dois líderes de grupos que permanecerão na cidade por nove dias. Será um período de troca de experiências que visa aprofundar habilidades voltadas ao voluntariado e à responsabilidade social.
“São alunos destaques em excelência acadêmica nos colégios da rede pública, e que ganham essa oportunidade de vir ao Brasil para conhecer outras realidades e como se lida com os problemas sociais. É uma troca de informações”.
Segundo a professora, o viés cultural é muito forte, já que os estudantes americanos são hospedados em casas de famílias; tem aulas de português e sobre a cultura brasileira.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. “Esta é a segunda vez que recebemos Jovens Embaixadores”, diz Giselle.
As despesas são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e esta é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia os jovens com uma viagem de três semanas.
De Guarapuava, os “Jovens Embaixadores” seguem para outras cidades brasileiras.
O PROGRAMA
Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica. De acordo com a Embaixada Americana, o principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.