22/08/2023



Educação

Cedeteg é palco da Semana de Geografia

imagem-52827

 

Desde essa segunda feira (20) o Campus Cedeteg em Guarapuava, está sendo palco da 21ª Semana de Geografia e o 4º Seminário de Pós-Graduação em Geografia. Com a temática “Redes de Geocolaboração: Análise Socioespacial, Movimentos Sociais, Geotecnologias e Ensino de Geografia”, o evento pretende debater as novas formas de se fazer Geografia, com a colaboração de toda a população e não somente geógrafos.

O coordenador da semana, professor Marcos Pelegrina, explica que o evento pretende envolver, além dos alunos e professores do departamento, também pessoas de diferentes áreas da comunidade. Além dos minicursos voltados para os acadêmicos, a programação conta também com atividades para professores de Geografia do ensino básico e profissionais, para uma atualização na área.

 “Posso destacar, por exemplo, também o minicurso Cadastro Multifinalitário, que é voltado para técnicos de prefeituras. Inclusive, já temos vários técnicos inscritos. Também o minicurso de Geoestatística, que os acadêmicos do curso de Agronomia também podem participar”, comenta Pelegrina.

Além dos minicursos, a programação inclui mesas de debates, espaços de diálogos, seminários e saídas de campo. Uma das atividades de campo será realizada em Lapa (Paraná), onde será produzido um mapa turístico da cidade. “Nós consideramos a principal saída. Estamos trazendo o professor Marcelo Martineli, da USP (Universidade de São Paulo), que é um pesquisador de cartografia, principalmente cartografia temática, com conceitos que são utilizados no mundo inteiro, sendo um dos maiores nomes da geografia”, afirma o coordenador.

As atividades culturais incluem mostras de fotografias e vídeos, onde a comunidade está convidada a participar. O tema é “O que é Geografia pra você?”. Basta enviar a foto ou vídeo, acompanhado de um título e nome completo do autor, para o email:semanageo2013@yahoo.com.br

 

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo