Estudantes de vários municípios paranaenses, principalmente da região Centro-Sul, já estão no Campus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para um debate de dois dias sobre os rumos da educação.
Promovido pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), com apoio da União Paranaense dos Estudantes (UPE), e de outras entidades ligadas ao movimento estudantil do Estado, o Congresso acontece neste sábado (16) e no domingo (17). O prefeito Cesar Silvestri Filho promete dar as boas vindas aos estudantes. O presidente estadual do PT, Dr. Rosinha prestigia o evento.
A pauta do congresso, segundo Henrique Lobachisnki, líder estudantil de Guarapuava, tratará do desmonte da educação, sobre a Operação Quadro Negro onde a cidade possui dois colégios envolvidos: Pedro Carli e Leni Marlene Jacob, entre outros temas.
Segundo o secretário de Juventude do PT-PR, Martin Esteche, que contribuiu na articulação do evento, Guarapuava foi escolhida para sediar o evento pela importância que os estudantes tiveram nas ocupações estudantis em 2016 contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um limite para os gastos públicos, e contra a reforma do Ensino Médio proposta pelo governo.