22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Celebração de Corpus Christi terá missas e procissões na Região

Missa de Corpus Christi em Guarapuava será a partir das 15h no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Este ano, procissão seguirá caminho diferente

corpus christi 3

Missa de Corpus Christi em Guarapuava será a partir das 15h no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Este ano, procissão seguirá caminho diferente (Foto: Reprodução/Diopuava)

Umas das tradições mais expressivas da Igreja Católica é o Corpus Christi. A solenidade ocorre 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta. Este ano será na próxima quinta (8). E a Diocese de Guarapuava prepara a celebração com missas e procissões na Região. A festa, que existe desde o ano de 1264, celebra o Sacramento da Eucaristia, entregue para os cristãos pelo próprio Jesus.

De acordo com a Dioceses, todos os 5.565 municípios do país farão procissões para lembrar a caminhada do povo de Deus no deserto, em busca da Terra Prometida. Porém, se no Antigo Testamento o povo era saciado com o maná, no Novo Testamento o próprio Cristo é o alimento.

Os tapetes confeccionados pelas comunidades são uma tradição brasileira, herdada dos portugueses. Feitos de diversos materiais, em especial serragens coloridas, retratam temas e ocasiões especiais para a Igreja e para os fiéis.

(Foto: Maurício Toczek)

DOAÇÕES

Todos os anos as igrejas fazem, na celebração de Corpus Christi, coleta de alimentos não perecíveis e roupas para as pessoas que precisam. Assim sendo, por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome”, essa ajuda ganha ainda mais importância.

Por isso, quem sentir o desejo de contribuir, pode procurar a secretaria da paróquia mais próxima. Os agasalhos, cobertores e alimentos coletados pouco tempo antes do Corpus Christi serão usados para confeccionar os tapetes, antes de serem encaminhados para doação.

(Mapa: Reprodução/Diopuava)

PROCISSÃO EM GUARAPUAVA

O bispo da Diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, presidirá a Missa de Corpus Christi, a partir das 15h no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Contudo, este ano a procissão seguirá por um caminho diferente.

Após o término da celebração, os fiéis seguirão o Santíssimo pela rua Brigadeiro Rocha até a esquina com a Senador Pinheiro Machado, e então até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém (Catedral Antiga), para a bênção final.

CIDADES DA DIOCESE

Em Pitanga a Santa Missa será no salão da paróquia Sant’Ana às 15h, seguida da procissão até a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela avenida Getúlio Vargas.

Já em Manoel Ribas, a missa terá início às 9h na matriz da paróquia Santo Antônio. Após a celebração, a procissão começará na avenida XV de Novembro e seguirá até a rua Dom Pedro I, avenida 7 de Setembro, rua Oscar Lopes Munhoz. E terminará dentro da igreja, onde haverá a bênção final.

Em Prudentópolis, a missa também será às 9h no Santuário Nossa Senhora das Graças. Após a celebração, os fiéis são convidados a participar da procissão em torno da quadra do santuário.

Também às 9h, os fiéis de Pinhão participam da missa na matriz Divino Espírito Santo. Após a celebração, a procissão seguirá pelas ruas Francisco Delle e João Ferreira da Silva, depois pela avenida Trifon Hanycz até chegar novamente na igreja.

E em Laranjeiras do Sul, a Missa campal terá início às 9h na praça José Nogueira do Amaral. Após a celebração, a procissão seguirá pela rua XV de Novembro até a praça da matriz Sant’Ana, para a bênção final.

(*Com informações Diopuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo