Mais de 200 alunos do Colégio Fera celebraram a diversidade nesta quarta feira (30), durante uma aula de cidadania. O objetivo da ação, que está na 7ª edição é permitir que os participantes saiam de suas “zonas de conforto” e compreendam que, por ser diferente, nenhum ser humano merece ser discriminado.
“Pode vir do que quiser e continuará sendo o aluno do fera”, brinca o professor Roberto Sene. “A aula cumpriu o objetivo pedagógico e lúdico da proposta e conseguimos com isso passar a idéia de que, somente com a informação se muda de opinião”, conta a diretora do Colégio Sílvia Monzillo.
As palestras dos professores Cláudio Cesar de Andrade com o tema “Diversidade e Tolerância” e Patrícia Melhem, da Faculdade Campo Real, com o tema "Mulher: diferente?”, elucidaram os alunos sobre os temas propostos, permitindo que expressassem suas próprias opiniões sobre os assuntos.
“Temos que discriminar a falta de ética, os atos de violência, a corrupção”, diz Sene que vez questão de salientar que todo o tipo de discriminação social acaba gerando a violência.
Para a aluna do 2º ano, Moema Fiuza de Campos, de 15 anos, a iniciativa em si permite que se chegue a algo maior do que simplesmente ao clima de festa e diversão. “Somos jovens, gostamos de nos divertir e zoar, mas a brincadeira é diferente da discriminação. Não concordo quando dizem que somos o futuro. Somos o presente! Somos os formadores de opinião do presente e isso nos dá uma responsabilidade ainda maior.
Sair do teórico e vir para a prática, sairmos da nossa zona de conforto, integrando e identificando as nossas próprias opiniões e formas de preconceito já é um passo importante”, diz Moema.