22/08/2023



Geral Paraná

Celepar promove 6º Curso Básico de Smartphone para idosos

imagem-138324

Da Redação, com AEN

Curitiba – A sexta edição do Curso Básico de Smartphone foi encerrada nessa quinta feira (20) na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Durante três dias, 52 pessoas com idade superior a 60 anos participaram desta capacitação gratuita de nove horas/aula, que integra o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa.

A capacitação promovida pela companhia, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, integra o conceito de Celepar cidadã, de uma empresa inserida diretamente no dia a dia da população, por meio da disseminação de conhecimentos sobre tecnologia.

O curso sobre smartphone, a exemplo do curso sobre redes sociais e internet, está voltado a tirar a pessoa idosa do isolamento e inseri-la inicialmente na família e, em consequência, na sociedade.

Com 80 anos e dizendo que idade não é barreira para o aprendizado, a costureira aposentada Erna Crescência Orth foi uma das alunas do curso.“Vou me inscrever novamente na próxima turma da Celepar para continuar aprendendo”, afirmou, Segundo ela, “alguma coisinha” sobre celular já tinha aprendido com os netos, “mas vou continuar firme e quero aprender ainda mais”.

Casados há 44 anos, Angelo Schiochet, 69 anos, e Elia Luneli Schiochet, 63 anos, participaram do curso. De acordo com ele, o curso foi útil e de grande valia para todos os participantes, principalmente pela qualificação dos instrutores que partiram do básico e chegaram a informações mais detalhadas, dentro da capacidade de aprendizagem do grupo. O casal Shciochet recomenda o curso da Celepar aos interessados.

Se intitulando “analfabeta de celular”, a comerciária aposentada Eloina Coelho Martins, 76 anos, disse que fez o curso “porque sozinha a gente não aprende”. Ela saiu da Celepar afirmando que aprendeu muitas coisas sobre o uso do aparelho. “Recomendo o curso”, disse.

Os inscritos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã, das 8h30 às 11h30 e a outra no período da tarde, das 14h às 17h. Ao final, cada participante recebeu um certificado. O curso ocorreu nos dias 18, 19 e 20.

Durante conversa com os alunos antes da entrega dos certificados, Leite falou que é comum nas reuniões familiares os avôs e os mais idosos ficarem isolados, enquanto os demais membros das famílias dirigem a atenção ao celular, interagindo cada qual em seu próprio universo. “Este curso quebra barreiras de comunicação e interação social, ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar a autoestima dos participantes”.

Para a instrutora e técnica de informática da Celepar, Dircélia Maria Alessi, o sorriso de gratidão estampado nos rostos dos participantes “é a melhor maneira de nos dizerem muito obrigado ao final do curso”. Em cada treinamento a equipe da companhia observa que a grande maioria dos alunos chega com medo de mexer no aparelho.

CONTEÚDO

No programa distribuído em nove horas/aula consta, entre outros tópicos, a personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outras possibilidades que esta tecnologia móvel oferece.

O Curso Básico de Smartphone está em sua sexta edição, uma em Pato Branco, uma em Paranavaí e quatro em Curitiba, totalizando 300 participantes. Ainda em julho, nos dias 25, 26 e 27, está confirmada uma capacitação na sede do Detran-PR.

Em agosto estão agendados três cursos. Em Ibiporã, nos dias 01, 02 e 03. Em Douradina, nos dias 15, 16 e 17, e na própria Celepar, nos dias 29, 30 e 31. Mais informações pelo telefone (41) 3200-6000 ou pelo e-mail celepar@celepar.pr.gov.br.

CELEPAR CIDADÃ

A capacitação gratuita integra o Projeto Celepar Cidadã que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. Iniciado em novembro de 2013, o curso já ocorreu em 35 cidades paranaenses e atendeu a uma população superior a quatro mil pessoas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo