Um secretariado técnico e político é o perfil escolhido pelo prefeito Celso Góes (Cidadania). Entretanto, o que chama a atenção é que grande parte já compunha a gestão do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos).
De acordo com Celso Góes, após várias análises de desempenho, a escolha levou em consideração a capacidade técnica de cada um.
Conforme o prefeito de Guarapuava, a ex-secretária de Educação Doracy Luy, assume a Administração. “Ela foi a melhor gestora pública que eu conheço. E na Administração ela terá uma grande gestão, pois conhece profundamente a administração municipal. Além de possuir grande conhecimento sobre as diversas corporações que fazem parte dos quadros funcionais municipais”.
Assim, outro secretário que permanece na nova gestão é Itacir Vezzaro. Ele continuará na Secretaria da Agricultura.
“O Itacir sem a infraestrutura necessária já mostrou a grande capacidade técnica na área da agricultura. O programa Vida no Campo, concebido por ele, mostrou ser extremamente eficaz para todos os agricultores familiares. Além de possuir um grande espírito público”.
OUTROS
Para a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a escolha recaiu sobre a continuidade de Priscila Schran. “Ela é hoje um mito na área que atua em nível de Paraná e Brasil. Ela conhece profundamente a situação da mulher”.
De acordo com Celso Góes, o ex-secretário Executivo, Fernando Damiani, por ter grande experiência em gestão pública e privada, administrará a Habitação. “Como presidente da Surg conhece profundamente os problemas da cidade. Além de ser uma pessoa que tem sensibilidade com as causas das pessoas que mais precisam do poder público”.
Conforme o prefeito de Guarapuava, Sávio Denardi assume Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação por ser de fácil trato. “Também pela experiência que possui como diretor. Além de conhecer profundamente a área de inovação e tecnologia. Com experiência inclusive internacional como o Vale do Silício”.
Entretanto, a experiência do ambientalista Celso Araújo o manteve como titular da pasta. “Além da experiência na área é formado em Direito com especialização na área ambiental. Assim, possui profundo conhecimento no setor. Basta ver que Guarapuava foi a primeira cidade do Paraná a descentralizar as licenças ambientais”.
TEM MAIS
Todavia, no Planejamento segue Paulo Dirceu Rosa. “Trata-se de um técnico competente com conhecimento da administração pública”.
Assim, também integram a nova gestão o secretário de Finanças, Diocesar; Ary Marcos troca a Assistência Social pela Fundação Proteger e Adalberto Campos na Secretaria de Trânsito. “A escolha teve a competência como critério principal”.
Contudo, as demais secretarias serão anunciadas pelo prefeito logo após a posse.
Leia outras notícias no Portal RSN.