
Homenagem a Lorenzo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Uma homenagem póstuma ao menino Lorenzo, que, embora tenha partido cedo, deixou uma marca indelével no coração da cidade
Placa é descerrada pelo prefeito Celso Góes, pelos pais Luana e Victor (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Homenagem a Lorenzo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Lorenzo era um ‘menino luz’, uma presença que irradiava energia e felicidade, não pela ausência de limitações, mas pelo jeito único com que as enfrentava. Mesmo com as dificuldades motoras causadas por complicações no parto, ele nunca deixou que isso o impedisse de viver plenamente. Como recordou o pai, Victor Sebastian, Lorenzo não se privou de nada. Ele “desceu as dunas da Joaquina (SC) sobre uma esteira, nadou, mergulhou, foi a shows de rock e reggae, andou de moto com o vento no rosto e os cabelos ao vento”. Lorenzo fez tudo o que quis, sempre com um sorriso estampado no rosto, e, se não podia fazer fisicamente, fazia de maneira única com a mente, como se o corpo não fosse um obstáculo, mas apenas um detalhe.
Na escola, ele era uma figura que inspirava e encantava a todos. Guiado com carinho e paciência pelo professor Robson Vasco e pelo cuidador Sandres, ele comandava a “bagunça”, como ele mesmo chamava. E se os colegas o viam como “meu anjo”, para professores ele foi sempre muito mais do que isso. “Uma aluno que veio para ensinar os professores” como bem definiu a professora Ruth Lipmann. “O Lorenzo e a família dele nos ensinaram o que é o amor incondicional, o valor da inclusão, de um sorriso, da verdadeira felicidade”, afirmou a deputada Cristina Silvestri durante a solenidade, emocionando a todos presentes.
Homenagem a Lorenzo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Lorenzo não apenas viveu a intensidade da felicidade, ele era a felicidade na forma mais pura e genuína. Mesmo durante as internações hospitalares, nos momentos mais difíceis, ele nunca perdia o sorriso radiante. A mãe, Luana Esteche, recorda com carinho: “Ele acordava e dormia com aquele sorriso maravilhoso, não importava as dificuldades.” Lorenzo, com força e leveza, nos ensinou que a verdadeira felicidade não depende das circunstâncias, mas da forma como enfrentamos os desafios da vida. E que o preconceito, as limitações estão dentro nós”.
A perda de Lorenzo foi silenciosa, como uma partida discreta, na noite de Natal de 2020. Um evento que, sem intenção, agora ganha uma imortalização simbólica justamente na semana que antecede as festividades natalinas, uma data que Lorenzo certamente teria abraçado com alegria. Além disso, a família paterna, que sempre encerrou as novenas de Natal em casa, já tinha programado o último ciclo dessa tradição, justamente na Praça onde encontra-se exposto o legado de Lorenzo.
Cristina Silvestri homenageia Lorenzo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Por fim, Celso Góes, afirmou: “Convivi com o Lorenzo e não tinha como essa homenagem não ser o meu último ato administrativo como prefeito de Guarapuava”. Com essas palavras, Góes não apenas formalizou a homenagem, mas também selou a despedida do mandato, deixando um legado de amor e humanidade no último gesto à frente da Administração Municipal.
A Praça, agora renomeada, carrega não só o nome de Lorenzo, mas toda uma história, o que ele representou e o que deixou para todos. Lorenzo voou, mas mostra que o céu é apenas o começo do caminho para voos infinitos. Confira a reportagem em vídeo da homenagem:
Leia outras notícias no Portal RSN.
Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.
A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.