Já se tornou rotina a presença do prefeito Celso Góes (CDN), semanalmente em secretarias de Estado. Assim sendo, nesta quarta (6), ele lidera comitiva na capital paranaense para tratar de segurança pública e saúde em Guarapuava.
De acordo com a agenda oficial, como presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional de Saúde, Celso Góes se reuniu com o diretor geral da Sesa, Nestor Werner Jr. Junto com servidores e representantes de hospitais, o prefeito apresentou um plano para operacionalizar o Centro de Especialidades de Guarapuava.
“Estamos solicitando ao secretário Beto Preto, via ofício, o pedido de cessão do prédio do Centro de Especialidades, que hoje pertence ao Estado. E também a contribuição na manutenção de alguns serviços para os primeiros seis meses de funcionamento. Essa é a prioridade no consórcio regional”.
Assim, entre as demandas apresentadas, está o apoio financeiro do Estado para complementar o orçamento de manutenção do Centro de Especialidades nos próximos meses. São gastos com energia e água, por exemplo. Conforme Celso Góes, a Secretaria Estado de Saúde se comprometeu a entregar a estrutura do Centro de Especialidades em condições de uso.
Entretanto, após passar por adequação dos espaços, permitindo a unificação do atendimento da saúde regional. A meta estabelecida é viabilizar o atendimento ao público no final do ano ou até, no máximo, o início do ano que vem. Com a unificação de quatro consórcios (CIS Paraná Centro Oeste, Cis Paraná Centro, Cisgap, Assiscop), será implantada a regionalização do atendimento do Samu.
Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com ambulâncias cedidas pelo Estado. E ainda a cessão administrativa do Centro de Especialidades para o CIS-5ª Regional.
SEGURANÇA PÚBLICA
Na Secretaria de Estado de Segurança Pública, o tema foi a instalação de câmeras de monitoramento em Guarapuava. Conforme o deputado Artagão Júnior, que estava com o prefeito Celso Góes, a conversa ocorreu com representantes dos comandos das polícias Rodoviária, Militar, Polícia Civil e Sesp. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, e o secretário executivo Daniel Frahm também participaram.
De acordo com o parlamentar, a conversa girou em torno do acordo de cooperação técnica para a instalação de câmeras de segurança com sistema de inteligência embarcada. A tecnologia que está sendo estudada permite a leitura de placas, com informações instantâneas dos veículos. Além da integração dos sistemas de monitoramento, está previsto a construção de um centro de comando no município.
Outra possibilidade em discussão, segundo o deputado, é o reconhecimento facial. A prefeitura tem o projeto de instalação de 120 câmeras em pontos estratégicos da cidade. Além disso, Guarapuava está inserida no programa Olho Vivo da Sesp, onde 36 câmeras já estão em processo licitatório. “Se somarmos com as câmeras já existentes das polícias, vamos passar de 200 câmeras de monitoramento”. A prefeitura agora vai formalizar o projeto de cooperação técnica para ser enviado à Sesp.
DELEGACIA CIDADÃ
O projeto da Delegacia Cidadã, uma antiga reivindicação de Guarapuava, apresenta três pisos e cerca de 6,8 mil metros quadrados. Conforme Artagão Junior, há garantia de que seja construída no padrão III.
“Esse foi um passo importante, pois o padrão tem estrutura de acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras. Assim como salas de atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e agressores ou suspeitos. E ainda ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.