22/08/2023
Política

Celso Góes se reúne com Secretário Estadual da Saúde, em Curitiba

O atual Secretário de Saúde de Guarapuava apresentou anseios por melhorias da saúde municipal

reunião secretário de estado

Nessa segunda feira (21), o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes, reuniu-se em Curitiba com Antônio Carlos Nardi, secretário estadual da Saúde. Também estiveram presentes na reunião, que teve como objetivo discutir vários assuntos relacionados à saúde de Guarapuava e região, a deputada estadual Cristina Silvestri e o consultor Renê Santos.

Os secretários Celso Góes e Antônio Carlos Nardi ao lado da deputada estadual Cristina Silvestri e o consultor Renê Santos. (Foto: SeCom)

Um dos temas discutidos foi a estadualização do Samu. “Nosso objetivo é transformar em Samu Regional, como também os CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Guarapuava atende hoje as cidades abrangidas pela 5ª regional de Saúde porque elas não possuem o Samu. Com a regionalização, essas cidades passarão a contar com seu próprio sistema de atendimento”, informou o secretário, destacando, entre as demandas, está a liberação de recursos de emendas da deputada estadual Cristina Silvestri, para Guarapuava e região.

Também esteve na pauta a criação de um novo consórcio que vai administrar o Centro de Especialidades, que deve ser inaugurado em agosto. “A região tem quatro consórcios, sendo dois em Guarapuava, o Cis Centro-Oeste e o Cisgap. A ideia é unificá-los para atender a demanda regional que é muito grande. Cabe ao município a atenção primária, ou seja, o primeiro atendimento. A área de especialidades é de responsabilidade do Governo do Estado”, comentou Celso Góes, destacando que as demandas dos Hospitais São Vicente e do Instituto Virmond, instituições filantrópicas de Guarapuava, e a liberação de verbas do Fundo da Saúde também foram discutidas com o secretário Antônio Carlos Nardi.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.