22/08/2023
Saúde

Células tronco podem auxiliar no tratamento

Da Redação, com assessoria

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é comemorado em 1º de dezembro para alertar as populações sobre a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus. Com o avanço da medicina, a esperança de cura para aqueles que já têm o vírus evoluiu. Uma nova terapia com células-tronco pode ser uma grande aliada no combate à doença. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que células-tronco modificadas geneticamente podem atacar células infectadas pelo HIV em organismos vivos. Para chegar à conclusão, os cientistas modificaram células-tronco humanas do sangue e descobriram que elas podem formar células T maduras (linfócitos), que tem o potencial de atacar o HIV nos tecidos onde o vírus reside e se reproduz. O estudo foi feito em um roedor, espécie animal na qual a infecção pelo HIV se assemelha à doença e sua progressão em seres humanos. Em uma série de testes realizados duas e seis semanas após a introdução das células modificadas, os pesquisadores descobriram que o número de células CD4 "ajudantes" das células T, que se esgotam durante a infecção pelo HIV, aumentou, enquanto os níveis de HIV no sangue diminuíram.

Para o hematologista e diretor técnico da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, esses resultados, extremamente positivos, podem levar a novas abordagens para o tratamento da doença. “As perspectivas da medicina regenerativa são enormes. Vale considerar que a ciência está em constante evolução e, certamente, ainda temos muito a descobrir. O fato é que as células-tronco já salvam muitas vidas”, complementa.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.