22/08/2023

Cenário rachado!

O processo eleitoral deste ano, principalmente no Paraná, mostra que cada vez mais os partidos políticos, valem menos. Falar em ideologia partidária é encontrar eco em alguns sobreviventes apaixonados, sem exceção. Os partidos possuem estatutos por mera formalidade, pois não são cumpridos; os ideais e programas partidários são esquecidos e a única coisa que sempre é lembrada é o fisiologismo.  

Os partidos possuem estatutos por mera formalidade, pois não são cumpridos, os ideais e programas partidários são esquecidos e a única coisa que não é esquecida é o fisiologismo.

O cenário político paranaense, a se avaliar pelas convenções, se apresenta fragmentado. O PMDB, por exemplo, apoiou a candidatura própria e escolheu o senador Roberto Requião, num processo em que 11 dos 13 deputados estaduais defendiam a coligação com o PSDB. Portanto, embora digam que o partido vai se unir, como um todo, em torno de Requião, sabe-se que não é verdade. Deputados já declararam publicamente que farão a sua própria campanha e nada mais.

No PDT não é diferente. Se a maioria da cúpula  optou pelo apoio a Gleisi Hoffmann, indicando o candidato a vice na chapa majoritária, o prefeito de Cascavel Edgar Bueno e filho deputado, André Bueno – este indicado na convenção para ser o vice na chapa petistas – estão com Beto Richa. Aliás, os pedetistas ainda não entraram em consenso com o PT nos nomes indicados. O PDT quer a vaga para o Senado e aponta o vereador curitibano Jorge Bernardi e não concorda com Haroldo Ferreira para ser o vice.

Estes são exemplos dos partidos maiores, mas o mesmo acontece  em outras siglas partidárias. Nesse processo quem sai ganhando é o governador Beto Richa que atrai para si o apoio dos dissidentes. Coisas da política!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo