Uma campanha lançada pela Secretaria de Estado da Saúde expõe cenas chocantes de pacientes com a covid-19 .As imagens ilustrativas mostram pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI) lutando contra um fim anunciado. Entretanto, um vídeo ainda mais chocante mostra outro paciente com respiração comprometida. De repente, o barulho estridente do monitor multiparâmetro que aponta os sinais vitais do paciente se esvai. As cenas impactantes, são acima de tudo necessárias, na atual conjuntura.
De acordo com os números diários da covid-19 em todo o país, os casos de infecção aumentam assustadoramente. E o inevitável: as pessoas mais frágeis estão morrendo. Hoje mesmo, acompanhamos o cortejo fúnebre de mais um médico de Guarapuava sendo ‘engolido’ por um vírus letal. O pediatra George Karam passou mais de 30 dos 60 anos salvando vidas. Entretanto, não conseguiu se safar de uma doença que afeta o mundo.
Assim como ele, outras pessoas estão tendo a trajetória interrompida. Entretanto, outros milhares, milhões, pelo mundo afora, ou aqui, bem perto de nós, desdenham a doença. Ou seja, descumprem regras básicas de prevenção. Usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel, evitar aglomerações – coisas primárias que deixam de ser cumpridas. Enquanto isso, o vírus chega e toma conta. Se alastra. Então, é preciso chocar, sim. Quem sabe sendo assim as pessoas não são sacudidas. Não se dão conta de que estamos vivendo a maior crise mundial de saúde pública da história?
Leia outras notícias no Portal RSN.