22/08/2023



Cotidiano Economia Em Alta

Central hidrelétrica de Guarapuava poderá atender 100 mil pessoas

A Central Três Capões Novo, às margens do Rio Jordão, tem potência instalada de 10 megawatts. E vai gerar 250 empregos diretos e indiretos

Usina inaugurada em Guarapuava (Foto: Roberto Dzira Jr./AEN)

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Três Capões Novo,  tem potência instalada de 10 megawatts, o suficiente para atender 25 mil residências, o que equivale a uma população de 100 mil pessoas. A PCH entregue nessa quinta (25) às margens do Rio Jordão em Guarapuava, teve investimento de R$ 98 milhões do grupo paranaense Santa Maria.

A empresa atua no ramo de energia e também nos segmentos de papel, reflorestamento e agricultura. Conforme as informações da Agência Estadual de Notícias, a PCH Três Capões Novo vai gerar 150 empregos diretos e mais 100 postos indiretos de trabalho. A maior parte do investimento tem financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A PCH de Guarapuava tem área total de 16,57 hectares, sendo 4,62 hectares de área efetivamente alagada. Ratinho Junior destacou que o empreendimento ajuda a consolidar o Paraná como um dos principais geradores de energia limpa do País, com 98% da energia produzida a partir de fontes renováveis no Estado. “Estamos mostrando aos países de primeiro mundo que, além de produzir alimentos, também produzimos energia de forma sustentável, como é caso dessa PCH”.

Entre 2010 e 2019 foram construídas seis PCHs no Paraná. Só nos últimos cinco anos, houve a inauguração de 21 e outras nove estão em construção, com 30 novas usinas para produzir energia limpa e ajudar a garantir a segurança energética do País. O Paraná tem cerca de 60 Centrais Geradoras Hidrelétricas, que são menores, em liberação e construção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo