22/08/2023
Guarapuava Saúde

Centro cirúrgico do Hospital Regional está em fase de conclusão

Centro cirúrgico vai atender desde cirurgia geral até de média complexidade no atendimento a pacientes eletivos

HR

Hospital Regional Bernardo Ribas Carli (Foto: Lizi Dalenogari)

Quem passa pela avenida Guarapuava no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, vê que o Hospital Regional encontra-se em obras. Com um perfil votado para o trauma, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o HR em breve vai contar com o centro cirúrgico. De acordo com a Sesa uma equipe trabalha nos acabamentos finais. Estão sendo executados serviços de pintura, revestimento de pisos e paredes. Além da colocação de materiais para a finalização do projeto em construção.

A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), que administra o hospital, aguarda a conclusão da obra. De acordo com o Diretor-Presidente Marcello Augusto Machado, a Fundação assinou um Termo de Ajuste de Conduta com a Paraná Edificações. “Houve problema de infiltrações por causa de uma veneziana e também problema com gesso. Mas a empresa garantiu que está resolvendo esses problemas”.

Mesmo sem ter recebido a obra, a Funeas já trabalha paralelamente para acelerar o processo. “Tão logo a Fundação receba a obra, já finalizamos os detalhes para que o centro cirúrgico comece a operar”. Marcello se refere à montagem de equipamentos do Centro Cirúrgico. A compra dos equipamentos e a contratação de profissionais encontram-se em fase final, conforme a Funeas.

“Operando integralmente, a unidade poder fazer procedimentos desde cirurgia geral até média complexidade no atendimento a pacientes eletivos. Isso possibilita receber pacientes de outras unidades da Região.

LEITOS

Conforme a Sesa, o centro de custos para a gestão do hospital é composto com base no perfil assistencial definido. Ou seja, o atendimento à urgência e emergência referenciada. Com 30 leitos de clínica médica e 10 leitos de UTI adulto, a expectativa é de haja um aumento de 20 leitos, num primeiro momento. De acordo com a Sesa, são 10 para enfermarias e outros 10 para saúde mental.

Posteriormente, prevê mais 20 leitos cirúrgicos para dar suporte às demandas de cirurgia geral. “Essa ampliação deve ocorrer gradualmente, com impacto positivo também na oferta de exames complementares”. Trata-se de endoscopia, ecografia, tomografia computadorizada e radiografia. O HR atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A mantenedora é apenas a Secretaria de Estado de Saúde, conforme o Governo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo