22/08/2023
Cotidiano

Centro Cirúrgico do São Vicente está em obras. Maternidade atende normalmente

imagem-28655

O Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente em Guarapuava está sendo reformado. A decisão para o início das obras de reforma e adequações do CC atendem um desejo da Provedoria, uma necessidade do Hospital e uma indicação da Vigilância Sanitária, que notificou a Provedoria em setembro de 2010. As obras foram iniciadas na noite de sexta-feira (29) e estão em ritmo acelerado. Parte do piso já foi trocado e serão substituídas as instalações elétrica e hidráulica, tubulações, sistema de higienização, entre outras melhorias. As obras deverão estar concluídas em 15 dias e compõem o cronograma planejado para atender as recomendações que constam no convênio com o Governo do Estado para o atendimento do SAS e HOSPSUS.

Mesmo em obras, nenhum paciente que precise passar por qualquer tipo de intervenção cirúrgica deixará de ser atendido.
"Estabelecemos um acordo com o Hospital Santa Tereza em Guarapuava e com outros hospitais que são referências para atendimentos do SAS e do SUS, com a chancela e apoio da 5ª. Regional de Saúde de Guarapuava, na pessoa do Dr. Vinícius Traiano, Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, com o apoio do Dr. Cícero Vicentin, bem como a devida e necessária comunicação ao Ministério Público, na pessoa da Dra. Michele Nader", diz o provedor, Antonio Cezar Ribas Pacheco.
“No período em que o centro cirúrgico do São Vicente estiver em reformas esses atendimentos serão encaminhados a esses hospitais que são referências. Todos foram comunicados pela 5ª Regional de Saúde”, afirma a vice- provedora Viviane Siqueira Ribas.

As obras de melhorias no centro cirúrgico estão sendo viabilizadas com recursos doprimeiro repasse do SAS e com doações feitas pela sociedade guarapuavana.

De acordo com a Provedoria, vale esclarecer que o aporte financeiro que será feito pelo Governo do Paraná, numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Saúde, no valor de R$ 4 milhões, ainda está em processo de trâmite burocrático e a liberação do dinheiro depende de readequações exigidas no contrato. “As melhorias no centro cirúrgico é uma delas”, observa Pacheco.

Uma vez liberado, a soma de R$ 4 milhões só poderá ser investida em custeio e em melhorias na estrutura física do hospital, entre as quais a ampliação para mais 53 novos leitos para o SUS, construção da nova UTI que terá mais 12 leitos. “Os investimentos são reais, mas dependem do cumprimento de exigências. E é isso que estamos fazendo”, diz Viviane.

MATERNIDADE ATENDE NORMALMENTE
Durante as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1º.) a maternidade do Hospital São Vicente ficou fechada, em razão da falta momentânea dos médicos que compõe a escala de plantão. Um comunicado foi expedido pelo Diretor Clínico do hospital à 5ª. Regional de Saúde, à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público.

De acordo com o provedor, Antonio Cezar Ribas Pacheco, os contratos com a maioria dos médicos encontravam-se perto do vencimento, oportunizando-se a readequação e necessários ajustes contratuais. O atendimento foi normalizado ainda na parte da manhã, após reunião entre Direção Clínica, Provedoria e médicos obstetras responsáveis pelo serviço.
“Os serviços prestados pelo Hospital São Vicente de Paulo para Guarapuava e municípios lindeiros, os quais compõem a 5ª Regional, continuam sendo prestados com competência, atenção e da forma republicana, no entanto, continuamos buscando melhorar a gestão, com planejamento, que nos permitam vencer os desafios administrativos e descompasso econômico-financeiro”, afirma Pacheco.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.