O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro em Guarapuava, reabriu as portas após um e meio fechado. Conforme a Secretaria de Cultura, os moradores podem voltar a mergulhar na história e na arte do acervo municipal. A reabertura ocorreu na sexta (13), com a exposição ‘Resgate: Acervo Municipal de Arte’.
Desde março deste ano, a visita estava disponível apenas de forma virtual. De acordo com o coordenador do Centro de Artes, Cristhian Lucas, o ‘Iracema’ tem o potencial de despertar a curiosidade das pessoas.
No cenário de Guarapuava, o Centro de Artes possibilita um contato direto com a arte, através de exposições, atividades recreativas e oficinas, além de ser o espaço responsável pela preservação do patrimônio artístico municipal. O “Iracema” tem o potencial de despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, e promover transformações culturais.
Além disso, a reabertura também proporcionou o contato com a música. Assim, o show ficou por conta dos músicos João Marcos Oliveira, Diógenes Felizbino e Luciano Klusczkowski. Além da participação de Waldemir Junior, da Orquestra Municipal.
Conforme Waldemir, o show trouxe um ar de esperança. “É gratificante demais e muito prazeroso. Isso nos dá um ar de esperança. Lembrar do valor de tudo isso aqui (música e arte), lembrar que ele (o acervo) ainda existe. Eu acredito que não tem coisa melhor do que você se expressar através de algo bonito, como é a música e como são as artes”.
O ACERVO
O acervo do Centro de Artes tem obras de pintores locais, artesanatos e premiados trabalhos de arte contemporânea. Desse modo, o Iracema Trinco Ribeiro, resgata o hábito e o prazer dos apaixonados por arte e cultura. Além disso é uma oportunidade conhecer a criatividade e a beleza das obras dos artistas guarapuavanos.
A experiência se torna completa pelo meio digital, já que cada obra possui um QR Code, fixado ao lado do expositor. Com isso, o visitante tem acesso a informações, curiosidades e histórias que envolvem a criação dos trabalhos. Entretanto, o Centro segue as normas de prevenção ao coronavírus.
O número de visitantes está reduzido. As visitas estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 18h. E aos sábados, das 9h às 13h. Por fim, para os interessados, a exposição ‘Resgate: Acervo Municipal de Arte’, continua em cartaz até 4 de outubro. A entrada é de graça.
Leia outras notícias no Portal RSN.