22/08/2023
Esportes

Centro de Artes Marciais promove 1º Campeonato de Capoeira

imagem-55805

No último sábado (13), o Centro de Artes Marciais e Cultura Randori, em parceria com o grupo Capoeira Brasil, promoveu o 1º Campeonato Randori de Capoeira nas categorias mirim, infantil, adulto e absoluto. O evento reuniu capoeiristas de todas as idades, além de famílias inteiras que vieram torcer pelos capoeiristas e prestigiar as lutas.

Esse foi o primeiro campeonato da modalidade na região e, mais do que uma competição esportiva, foi um espaço de transmissão de conhecimentos sobre a cultura popular através dessa arte marcial genuinamente brasileira. Segundo o instrutor do grupo Capoeira Brasil, Chico Paraná, também acadêmico do 5º Período de Educação Física Licenciatura da Faculdade Guairacá, o evento superou todas as expectativas e ressaltou a importância da sua realização. “O nosso objetivo maior é divulgar a capoeira em Guarapuava porque, apesar de ser uma arte marcial brasileira, ela ainda está em fase de crescimento e valorização. Conseguimos realizar com sucesso esse primeiro campeonato interno, com o apoio e dedicação inclusive de pais e alunos”. Os capoeiristas também ficaram bastante satisfeitos com os resultados, aprendendo ainda mais uns com os outros.

Depois do sucesso que foi a primeira edição do evento, o instrutor já pensa nas próximas realizações. “Nosso objetivo agora é promover campeonatos externos, de abrangência maior ainda”, contou. O 1º Campeonato Randori de Capoeira foi também classificatório para o II Festival Internacional que reunirá grandes nomes da modalidade do mundo inteiro, e acontece já no próximo mês em Caçador, Santa Catarina.

Aproveitando o momento, o coordenador do centro de lutas, Fernando Santos, parabenizou o grupo de capoeiristas e agradeceu à Faculdade Guairacá por mais esse importante apoio ao esporte.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.