22/08/2023
Saúde

Centro de Especialidades será licitado neste semestre

imagem-69378

(Na ilustração, projeto do prédio que será construído para abrigar o Centro de Especialidades)

 

O Governo do Estado concluiu o projeto final do Centro de Especialidades do Paraná, em Guarapuava. A licitação será feita ainda neste primeiro semestre e a s obras devem ser iniciadas logo em seguida.

A apresentação do projeto e o anúncio da licitação foram feitos pelo secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, sexta feira (28), em Guarapuava, durante encontro com o prefeito Cesar Silvestri Filho. Caputo Neto explicou que o serviço oferecerá, em um mesmo espaço, consultas e exames especializados, atendimento com equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais.

O Estado investirá cerca de R$ 9 milhões na construção do novo prédio e também garantirá a aquisição dos equipamentos do centro. O novo centro de especialidades será um marco da melhoria da qualidade do atendimento especializado na região. “É um resgate histórico que estamos fazendo. Há dez anos o Governo do Estado não realizava obras de peso para a área da saúde na região e estamos conseguindo reverter isso com o centro de especialidades e o futuro Hospital Regional”, disse ele.

O prefeito Cesar Silvestri Filho comemorou a conclusão do projeto e afirmou que a obra trará benefícios importantes não só para Guarapuava, mas para toda a população da região. “O projeto é de nível de excelência. Hoje, nossa saúde especializada é feita de forma desintegrada. Com o novo centro de especialidades, criamos uma unidade de referência e poderemos trabalhar com um modelo de atendimento mais ágil”, afirmou.

MODERNA ESTRUTURA

Com uma área construída de 3.112 metros quadrados, o espaço terá mais de 15 consultórios médicos em diversas especialidades, como cardiologia, endrocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, entre outras.

Além das consultas, o serviço contará com uma moderna estrutura de apoio diagnóstico, com equipamentos de última geração. Poderão ser realizados exames de endoscopia, colonoscopia, teste ergométrico, monitoramento da pressão arterial, raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

O centro servirá de suporte, ainda, para a Rede Mãe Paranaense, acompanhando gestantes e bebês que necessitam de atenção especializada. 

O diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, René Santos, disse que a implantação dos Centros de Especialidades do Paraná é uma resposta concreta do Governo do Estado para a baixa oferta de serviços de atenção secundária. 

“Com espaços renovados e totalmente planejados para esse tipo de atendimento multiprofissional, queremos dar mais conforto aos pacientes e ainda podemos reduzir significativamente as filas de espera para consultas, exames e cirurgias eletivas ambulatoriais”, explica Santos.

12 MIL CONSULTAS

Atualmente os consórcios da região realizam em média 4,7 mil consultas mensais. Com uma atuação diária de 12 horas, a previsão é que o novo Centro de Especialidades possa realizar cerca de 12 mil consultas médicas mensais e 4,7 mil consultas com equipes multiprofissionais, com nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, por exemplo.

O centro terá ainda potencial para realizar 6,3 mil exames especializados por mês, como ultrassonografias, endoscopias, eletrocardiograma, entre outros, e cerca de 30 mil exames laboratoriais. Quanto às cirurgias eletivas ambulatoriais, a previsão é que possam chegar a mais 400 mensais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.