22/08/2023



Educação

Centros de educação profissional levam qualificação ao Interior

Para qualificar a mão de obra de diversas regiões do estado e melhorar a qualidade de vida da população por meio da educação, o Governo do Estado está construindo 19 Centros Estaduais de Educação Profissionalizante (CEEP). 

“Estamos mais que triplicando a rede de educação profissionalizante no Paraná e cumprindo o compromisso de aumentar e melhorar a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho”, disse o governador Beto Richa. 

Segundo ele, até o final do ano, o Governo do Estado vai construir e reformar 19 escolas de ensino médio que oferecem ensino técnico profissionalizante, com a abertura de 20 mil novas vagas. 

“Profissionalização é um dos maiores desafios do governo do Paraná, formar a mão de obra para o mundo do trabalho”, afirmou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. 

PITANGA

No município de Pitanga, na região central do estado, a obra do novo Centro já está finalizada e deve ser entregue em junho, para que as aulas se iniciem no segundo semestre de 2014.

O Centro vai oferecer os cursos técnicos em Edificações, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Agronegócio. “O curso de Edificações é o que tem a maior procura, porque na nossa região o setor da construção civil cresceu e muitos que atuam nesta área não têm a qualificação necessária”, afirma o chefe do Núcleo Regional de Educação, Jonas Crensiglova. “A estrutura do curso é fantástica, por isso a procura está sendo grande”, disse. 

Num investimento de R$ 6,8 milhões, o Centro tem 6.500m² de área, com auditório, salas, laboratórios, anfiteatro, quadra esportiva e pátio coberto. 

O mestre de obras do prédio do CEEP, José Adilson de Oliveira, conta que pretende cursar o curso técnico em Edificações. “Sou mestre de obras há seis anos e ajudei na execução da obra do CEEP desde o início, com todo carinho, já visando a especialização”, disse. “Com o currículo mais completo, a renda mensal também vai melhorar”. 

Vanessa Cardoso é vendedora e também quer fazer o mesmo curso. “Eu quero ser engenheira e por isso vou começar pelo curso de técnico e ir me graduando. O centro é uma novidade, a região estava precisando”, afirmou. 

Wagner Bcher, que atualmente é segurança da área privada, diz que pretende estudar o técnico em segurança do trabalho. “Eu acho que vai ajudar na minha profissão, vai ser uma melhoria e pode abrir mais o campo de trabalho e melhorar a minha renda. Esse centro vai oferecer mais capacitação pros jovens, o que vai trazer empregos e melhorias para a cidade e para a região”. 

IBAITI

Em Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná, o Centro Estadual de Educação Profissionalizante também está pronto para a inauguração em junho, e irá abrigar 1200 alunos. 

“Esta obra vai trazer desenvolvimento para a região, porque os nossos alunos vão estar preparados para uma profissão”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, Lucia Maria dos Santos. “O Norte Pioneiro é carente em mão de obra e os cursos representam para nós um fator de desenvolvimento”, afirmou. 

Os cursos ofertados serão de técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Alimentos, Edificações e Manutenção e Suporte de Informática. 

O futuro aluno Ítalo Melo da Silva diz que o estudo lhe ajudará a acompanhar o desenvolvimento da região. “Nossa região tem crescido muito, com o curso poderemos acompanhar o desenvolvimento e ajudar”, disse. 

Para a aluna Ana Cláudia Moura, se não existisse o Centro na cidade muitos alunos não continuariam a estudar após a conclusão do ensino médio. “Esse CEEP é muito bom para todos os jovens que estão procurando estudo, para se formar, para ter uma vida melhor e uma boa condição de vida”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo