O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou serviços ambulatoriais especializados para gestantes e bebês de todo do Paraná. Serão implantados os Centros Mãe Paranaense, que oferecerão atendimento especializado em obstetrícia, ginecologia e pediatria a partir do segundo semestre deste ano.
Caputo Neto informou que a medida faz parte do atendimento de qualidade em todas as fases da gestação. “O governador Beto Richa está trabalhando forte para que a gestante tenha acompanhamento desde o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo uma gestação segura e com mais saúde”.
Os Centros Mãe Paranaense estarão vinculados aos Centros de Especialidades do Paraná, que estão sendo implantados de forma regionalizada e em parceria com os Consórcios municipais. Hoje existem dois Centros de Especialidades do Paraná em construção e mais sete terão as obras iniciadas ainda em 2013. Enquanto essas unidades ainda não estão concluídas, os Centros Mãe Paranaense serão instalados dentro dos centros de especialidades já existentes em diversas regiões do Estado.
Com os novos serviços as taxas de mortalidade materna e infantil do Estado devem apresentar redução, visto que o Centro Mãe Paranaense está focado no acompanhamento de gestantes e bebês com risco intermediário e alto risco.