22/08/2023
Política

Cerca de 100 filiados deixam o PSDB de Laranjeiras do Sul

O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – perdeu cerca de 100 dos seus 200 filiados de Laranjeiras do Sul, após reunião realizada na última semana (23). O encontro foi organizado pelo advogado membro do diretório municipal Almir Machado de Oliveira. Segundo Almir, a filiação do professor Emerson Algeri, proposta pelo deputado Valdir Rossoni foi arbitrária, uma vez que não ouviu sequer o diretório do partido. “Entendendo que foi uma decisão antidemocrática resolvemos fazer essa mobilização para que os filiados soubessem o que estava acontecendo”, disse Almir, que deverá assinar nas próximas horas sua filiação ao PP. Para o advogado, dos 21 membros do atual diretório do PSDB sobraram apenas três ou quatro, provavelmente aqueles que tinham interesse nessa situação”. Segundo Almir ficou claro aos presentes que não era obrigatório deixar o partido, mas mesmo assim 100% dos presentes assinaram a ficha de desfiliação. “Boa parte desse pessoal já manifestou interesse se filiou ao PMDB, PT, PP e PTB”, declarou.

Além de Almir, vários membros do diretório também manifestaram sua indignação, dentre eles o presidente da Câmara Assis Amarante, o secretário de comunicação de Laranjeiras, Luiz Roberto Almeida, o secretário Valmor Southier entre outros. Os presentes elaboraram ainda uma carta de repúdio com assinatura daqueles que já pediram sua desfiliação do PSDB, (Leoni Luiz Meletti e outros 70 membros que estavam na reunião). “Não vemos sentido em convidar um adversário e oferecer a garantia de que ele será o candidato”, disse Luiz Roberto. O presidente da Câmara Assis Amarante, avalia que é uma situação delicada, mas que só se pronunciará após conversar com o presidente do partido local, o vice-prefeito Valter Becker.

Para o vice-prefeito Valter Becker a desfiliação é vista com naturalidade uma vez que muitos dos filiados ao partido são membros a atual administração. “Não acredito que sejam tantos a sair do partido, mas podemos avaliar pela eleição a governador que boa parte dessas pessoas não participou da campanha. Vamos esperar uma lista oficial para fazer uma avaliação mais efetiva”, considerou Becker. Segundo o professor Emerson Algeri, esse é o momento dos partidos se organizarem e essa movimentação de troca de sigla é absolutamente natural.

Na opinião do prefeito de Laranjeiras, Berto Silva, esse é um fato histórico que nunca aconteceu antes nessas proporções. “Entendo que os tucanos tomaram uma posição em favor da cidade, considero uma decisão correta e demonstra que as pessoas não querem fazer oposição a mim. Quero frisar que não tive nenhuma participação nesta decisão. Mas estou lisonjeado porque tomaram uma posição solidária à nossa gestão”, avalia Berto. Para o prefeito as pessoas que estão saindo, formam um grupo expressivo e que têm voto o que fortalece em muito sua posição nas próximas eleições.

Jornal do Correio do Povo do Paraná

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo