22/08/2023
Saúde

Cerca de 1200 atendimentos comprovam eficácia do ‘Especialidades nos Bairros’

imagem-77091

Texto e Fotos: Lizi Dalenogari

Dona Maria de Lourdes esperava há 3 anos por uma consulta com ortopedista. Moradora do Jardim das Américas há mais de 17 anos se diz feliz por ver o bairro recebendo asfalto pela primeira vez na história e ver a moral dos moradores em alta. “Estão olhando por nós como nunca olharam antes. Hoje estou aqui consultando com a doutora que esperava que olhasse minha dor no osso das pernas e não precisei ir lá no centro, ela veio até aqui com a equipe do Cisgap. Saio daqui com o remédio prá aliviar o desconforto e com a marcação dos exames. Estou satisfeita”.

Para a doutora Cristine Mildred Liz Medeiros, ortopedista que atendeu a senhora Maria de Lourdes, estar participando do projeto nos bairros é muito gratificante. “Estarmos aqui no bairro dos nossos pacientes é estarmos conhecendo a realidade deles,  além de contribuirmos para a diminuição das filas de espera”, diz Cristine.

A oitava ação do Especialidades nos Bairros, faz parte do projeto da Secretaria de Saúde do município que pretende  zerar as consultas especializadas que estão reprimidas há anos, e prestou atendimento a cerca de 1200 pacientes na última sexta feira (15), desde as primeiras horas da manhã, no Jardim das Américas. “As 6 horas da manhã abrimos as portas do posto de saúde com médicos de todas as especialidades, menos oftamologia, com nossa equipe de 13 funcionários do Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava e Pinhão), e atendentes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro bem dispostos a prestar o melhor atendimento a esta comunidade, e saímos daqui recompensados pelo sorriso de cada paciente”, conta Marcia Andreia de Brito, diretora executiva do Cisgap e coordenadora do Especialidades nos bairros.  

Ainda de acordo com Marcia, foram atendidos moradores do Jardim das Américas e Paz e Bem. “Como os bairros são próximos optamos por unir os atendimentos em apenas um dia, o que acarretou na diminuição significativa de pessoas esperando por consultas na região”.

Antonio Luiz de Lima sempre morou no Jardim das Américas e também esperava há mais de 2 anos por uma consulta com ortopedista. “Finalmente consegui e eles vieram aqui. Estão olhando por nós e isso é de um valor tão grande que nem imaginam”, conta.

O secretário de saúde Stefan Negrão também esteve prestando atendimento aos moradores do Jardim das Américas. Stefan é médico cardiologista e elogiou a equipe do Cisgap e da UBS, além da comunidade. “Dá gosto de trabalhar para uma comunidade humilde, educada e que sabe dar valor ao trabalho que estas equipes desenvolvem com tanto carinho. Estão todos aqui com tamanha boa vontade e é visível a forma com a comunidade nos recebe. Todos saimos gratificados de uma ação como esta. E é isso que queremos, ver nossos pacientes bem, voltando para casa diagnosticados e aptos para restabelecer sua saúde”.  

No total, o mutirão já atendeu aproximadamente cinco mil pessoas em Guarapuava e passou pelo Morro Alto, Vila Bela, Xarquinho e os distritos da Palmeirinha, Guará, Guairacá e Entre Rios.

O doutor José Mattos Leão, cirurgião geral, fez questão de salientar que os médicos colaboram com o Cisgap para que os pacientes não aguardem ainda por mais tempo por consultas de especialidade, mas que a população precisa estar ciente de que, nem secretários, nem prefeitos, nem governos estaduais devem ser responsabilizados por esta omissão que é única e exclusivamente do governo federal. “Estamos vendo funcionários de hospitais sendo presos, prefeitos serem responsabilizados, sendo que a questão é muito mais ampla e a precariedade é de nível nacional. Hoje os médicos, os hospitais, e prefeituas, é que arcam com os custos que são de plena responsabilidade do governo federal e a população precisa estar ciente disso”, enfatiza Mattos Leão.

Equipe do Cisgap e UBS do Jardim das Américas

A nona edição do projeto desenvolvido na cidade e no interior acontecerá no bairro Santa Cruz no mês de setembro com data a ser definida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.