Cristina Esteche
Até a tarde desta quinta feira (30), o Procon já vistoriou cerca de 50% das escolas privadas de Guarapuava. A fiscalização atinge banheiros e cantinas dos estabelecimentos. De acordo com o coordenador do Procon no município, Irineu Rodrigues Junior, a vistoria segue até amanhã, sexta feira (31). Dos estabelecimentos visitados pela equipe, assim como o Colégio Aliança e Arca de Noé, outras escolas também estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. “Tão logo a fiscalização esteja concluída o Procon vai deixar à disposição dos pais e outros interessados a lista contendo os nomes a as condições das escolas fiscalizadas”, disse o coordenador do órgão.
Segundo Irineu, como os colégios são pagos, o Procon tem a responsabilidade de fiscalizar,” por se tratar de direito do consumidor.
Durante as visitas, a equipe continua encontrando escolas com banheiros sem material de higiene, com iluminação precária, entre outras falhas. “Não são muitos problemas, mas eles existem”, afirma. As escolas estão sendo notificadas e tem até 30 dias para se adequarem às exigências.
De acordo com o fiscal Nivaldo Rosa, nesta quinta feira, mais escolas foram visitadas e alguns problemas foram encontrados, principalmente, em relação a produtos proibidos pela legislaçãoe que estão sendo vendidos em cantinas. “Os problemas são nutricionais, como o excesso de recheios”, exemplificou.
Segundo Rosa, com a notícia veiculada na mídia muitas escolas já se adiantaram e estão se adequando às exigências.