Após quase dois anos e meio de pandemia, a vacinação continua necessária. Guarapuava tem cerca de 59,91% da população vacinada com a dose de reforço. Isso significa que mais de 109 mil pessoas completaram o esquema de vacinação. Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, o índice contribui para a retomada da rotina com segurança.
Nesse momento, é muito importante a vacinação contra a covid, que é uma doença imunoprevenível. Com a introdução da vacina, os números de casos, principalmente de mortes, diminuíram significativamente. E estamos vivendo um momento que ainda há muitos casos de covid no município. Por isso, é muito importante a gente completar o nosso esquema de vacinação. É importante reforçar que a vacinação ajuda a não agravar o caso da doença e evita precisar do sistema hospitalar.
Assim como a enfermeira ressaltou, a imunização não impede que a pessoa contraia o vírus da covid-19. Mas contribui para evitar o agravamento da doença e, consequentemente, diminuí as chances de morte. Dessa forma, a vacinação desafoga os leitos dos hospitais, que no auge da pandemia ficaram lotados.
Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, na última semana de julho, o município aplicou 74 primeiras doses. Além de 189 segundas doses e 1.156 doses de reforço. Até o momento, as equipes aplicaram 162.418 primeiras doses, 8.527 doses únicas, 146.430 segundas doses e 109.429 doses de reforço.
Os números são razoáveis. Porém a Secretaria de Saúde alerta para que os cuidados não sejam relaxados. Isso porque por meio da vacina e da proteção de cada pessoa, o vírus pode ser contido. De acordo com o decreto estadual, publicado em 29 de março deste ano, Guarapuava aderiu à não obrigatoriedade do uso de máscaras. Tanto em locais abertos, como em lugares fechados, com exceção em hospitais, consultórios médicos e odontológicos.
Marlene ainda complementa informando que a vacinação da terceira e quarta doses estão disponíveis em todas as Ubs’s, incluindo o Cisgap. “Todas as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina. E não se esqueçam de levar um documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação”.
Leia outras notícias no Portal RSN.