Pelo menos 60 moradores de Laranjeiras do Sul precisaram deixar as casas no começo da noite desse domingo (13) após um vazamento de Amônia Anidra em uma empresa de laticínio que fica no município. Conforme o Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu por volta das 18h15 na empresa Lactopar. No local a corporação recebeu a informação que funcion ários da empresa faziam uma manutenção programada na tubulação de amônia. Para isso fecharam dois registros, já que a manutenção ocorreria entre os dois pontos.
Além disso, que durante a manutenção teria ocorrido um pequeno vazamento controlado e minimizado com jato de água nebulizada. No entanto, em determinado momento houve a explosão de um compressor em outro local, vindo a provocar um grande vazamento de amônia. Por se tratar de gás tóxico e corrosivo, os bombeiros orientaram os moradores próximos, fazendo o isolamento e a evacuação de 150 metros de raio, além de diligências em um raio de dois quilômetros.
Moradores de 20 casas precisaram sair dos imóveis por precaução. Em seguida, os bombeiros auxiliaram os funcionários da empresa, que tiveram muita dificuldade mas conseguiram fazer uma solda parcial na tubulação, já que era grande a pressão gerada pelo vazamento. Conforme relato, os bombeiros acionaram a Defesa Civil Municipal e Assistência Social, para orientar a população, e organizar abrigo. A corporação também informou a Secretaria de Saúde para atendimento de possíveis vítimas. Além disso, IAT e Polícia Ambiental também foram acionados.
APÓS TRÊS HORAS
Três horas depois, por volta das 21h27, os bombeiros informaram que a situação estava controlada. Mas ainda havia vazamento porque não foi possível soldar totalmente a tubulação. Para minimizar o impacto ambiental e o risco à população, os bombeiros jogaram água ininterruptamente sobre o gás, usando o reservatório de água de 100 mil litros da própria empresa.
Os bombeiros não souberam informar a quantidade de amônia que vazou. Contudo disseram que apesar dos dois registros que ligam ao compressor e reservatório estarem fechados, havia uma grande quantidade do gás, nos estados líquido e gasoso nos canos da serpentina e tubulação.
Segundo levantamento, esse gás devia totalizar cerca de 100 metros lineares. Além disso, os bombeiros afirmaram que houve contaminação do solo com a água misturada com amônia, mas que não havia mais risco à população no entorno.
VÍTIMAS
Às 22h17, os bombeiros informaram que apenas um adolescente do Cense (Centro de Socioeducação) de Laranjeiras do Sul apresentou sintomas leves decorrentes do vazamento. De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 25 pessoas se dirigiram até o abrigo reservado pela Prefeitura Municipal, pedindo apoio. Essas pessoas apresentavam olhos vermelhos, tosse e irritação na garganta.
Por fim, a ocorrência de vazamento de amônia foi encerrada por volta das 3h da madrugada desta segunda (14). O local já está seguro e liberado tanto para o fluxo de veículos/pedestres, quanto para a população que deixou as casas.
Leia outras notícias no Portal RSN.