22/08/2023



Educação

Cerca de 950 mil alunos estão sem aula no Paraná

* Por Rogério Thomas

Os levantamentos oficiais ainda estão sendo feitos na manhã desta segunda feira (09) sobre a adesão à greve dos professores no Paraná. Porém, de acordo com levantamentos preliminares, quase 100% das escolas em todo o Estado aderiram á paralisação.

PREJUDICADOS

Segundo o Governo do Paraná, 950 mil alunos da rede estadual de ensino devem ser prejudicados pela greve. Ao todo, as 2,1 mil escolas estaduais empregam cerca de 70 mil professores. Os telefones d as instituições de ensino estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Paraná caso os pais queiram tirar dúvidas. Porém, algumas escolas não estão mantendo plantão para atender as ligações.

A adesão à greve deve chegar aos 50 mil professores da rede. A Secretaria da Educação cancelou, neste período, as licenças especiais e destacou para as salas de aulas profissionais que estavam em áreas administrativas. 
A Secretaria da Educação também fez neste ano uma reorganização de turmas em função da queda no número de matrículas que vinha acontecendo desde 2010. 

Entre 2010 e 2014, a queda no número de matrículas foi de 6%, e faz parte da própria dinâmica populacional das regiões. Até o momento, 950 mil alunos estão matriculados, mas este número só será fechado no fim de fevereiro, pois algumas matrículas continuam sendo feitas na rede estadual. 

Este ano, até o momento, foram organizadas 36 mil turmas do ensino básico, mas novas turmas poderão ser abertas, sem extrapolar o número de alunos por turma, definido pela resolução nº 4527/2011. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo