Cesar Filho anuncia retorno gradativo de atividades a partir de 6 de abril

De acordo com o prefeito está sendo elaborado um plano estratégico que vai orientar o comércio. Essas medidas serão detalhadas no próximo dia 6

Cesar Filho fez o anúncio on-line nesta quinta (26) (Foto: Arquivo/RSN)

O prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos) anunciou a retomada de atividades comerciais a partir de 6 de abril em Guarapuava. O anúncio foi feito no fim da tarde desta quinta (26) pelas redes sociais. De acordo com o prefeito está sendo elaborado um plano estratégico que vai orientar o comércio. Essas medidas serão detalhadas no próximo dia 6.Conforme a decisão, 6 de abril será o marco inicial de recomeço de algumas atividades, que devem seguir um movimento progressivo. A partir desse dia, com base em critérios técnicos e acompanhamento evolutivo do cenário local, incluindo a capacidade dos hospitais e o número de casos nos municípios, faremos a retomada das atividades econômicas de forma gradativa, iniciando com a reabertura do comércio.

Diminuir a circulação de pessoas foi possível porque a população confiou em nós e cumpriu as determinações. Mas, aos poucos, a vida tem que voltar a sua normalidade. Assim, estamos fixando a data de 6 de abril como recomeço de algumas atividades no município.

PREVISÃO

Segundo Cesar Filho, o planejamento prevê uma retomada segmentada de atividades prioritárias. Porém, uma das regras será continuar evitando aglomerações de pessoas e, principalmente, a segurança, em especial, dos funcionários que estarão na linha de frente dos estabelecimentos comerciais. Porém, sem descuidar dos consumidores. Assim, segundo o prefeito, os comerciantes terão 11 dias para se adequarem às exigências de segurança contra a Civid-19.

Até 6 de abril, empresários terão tempo para se preparar e garantir equipamentos de proteção individual aos funcionários, preparar seus ambientes para receber a população de maneira organizada e sem aglomerações. Ao longo do período de isolamento, que neste momento continua em Guarapuava, conversaremos com representantes do comércio para acertar detalhes desse recomeço, definindo as melhores estratégias para isso.

De acordo com o prefeito, ao longo dos próximos dias, profissionais de saúde continuarão sendo consultados, “Ouviremos ao longo desses próximos dias, profissionais da saúde que conhecem a realidade de Guarapuava, nosso clima, as doenças típicas do começo de inverno, a própria densidade demográfica e principalmente a nossa capacidade hospitalar para adotar todas novas medidas. Volto a enfatizar, de maneira progressista, mas preservando as vidas, que são o que realmente importam”.

FEIRAS DO PRODUTOR

O funcionamento das Feiras do Produtor Rural, conforme decisão firmada hoje, será retomado já a partir da próxima segunda (30), com controle de entrada nos locais limitado a três clientes por expositor. Isso garantirá sustento aos nossos agricultores, comida de qualidade aos guarapuavanos e evitará aglomerações.

ESCOLAS

As escolas municipais seguem fechadas até determinação do Governo do Estado do Paraná para sua reabertura, pois as mesmas dependem do transporte escolar e do calendário estadual para prosseguimento.

DEMAIS ATIVIDADES           

Até o dia 6 de abril, a Prefeitura de Guarapuava irá divulgar todas as atividades e os prazos para reabertura das mesmas, a fim de que a população se prepare com segurança para sair às ruas tranquilamente.

Confira a fala do prefeito na íntegra:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

QUASE PRONTO

Hospital Regional poderá ter ala para atender pacientes com coronavírus

PROTEÇÃO CONTRA GRIPE

Vacinação contra a gripe já ultrapassa 14 mil doses aplicadas

DETERMINAÇÕES

Estado estabelece normas para proteção de trabalhadores

Comentários