22/08/2023
Agronegócio

Cesar Filho assina convênio para readequação de estradas rurais

imagem-60339

O prefeito Cesar Silvestri Filho assinou um contrato com o Consórcio Vale do Rio Jordão para a readequação de 22 quilômetros de estradas rurais, beneficiando o distrito de Palmeirinha (17 quilômetros) e a localidade de Taguá (15 quilômetros), no distrito de Entre Rios. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta feira (04), no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava onde está acontecendo o encontro regional do projeto Patrulha do Campo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seab), por meio da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná). O investimento será de mais de R$ 2 milhões.

A readequação desses trechos é uma demanda antiga que vem sendo gestionada por Cesar Filho desde quando era deputado estadual.

Participam do evento representantes dos municípios consorciados ao Vale do Rio Jordão (Guarapuava, Pinhão e Candói) e do Centropar. O presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Edony Kluber (PSD) e os vereadores Ademir Fabiane (PPS) e Celso Costa (PPS)  também prestigiam o evento.

O encontro está fazendo o diagnóstico dos principais entraves e pontos positivos, obtidos junto aos diversos consórcios. De acordo com o prefeito de Guarapuava, um dos pontos que preocupa o município é a falta de conscientização do agricultor na hora em que se precisa fazer intervenções na propriedade para readequar estradas. “O agricultor tem que estar consciente que readequação não é apenas patrolar a cascalhar a estrada, mas se for necessário cortar o barranco ou desviar uma cerca intervindo na faixa de domínio, esses serviços tem que ser feitos. Não adianta o agricultor só fazer exigências e na hora de permitir que a intervenção seja feita dificulte as coisas”. Cesar Filho lembra que o município tem o direito de intervir legalmente nessa questão, mas diz que o diálogo e o bom senso entre as partes é o que deve prevalecer. “Se não houver esse entendimento vamos continuar fazendo e refazendo o serviço e os municípios não estão em condições financeiras de estar dispondo dinheiro público dessa maneira”.

De acordo com o prefeito de Guarapuava, o município investiu mais R$ 1,5 milhão na recuperação das estradas com o Programa de Recuperação Emergencial de Estradas Rurais de Guarapuava (Reerg). Para esse serviço foram destinadas 60  máquinas. “Em junho choveram 500 milímetros e hoje o trabalho terá que ser refeito. Por isso, é preciso que os agricultores entendam a importância da readequação como deve ser feita. Caso contrário, vamos continuar nessa situação”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.