22/08/2023
Política

Cesar Filho critica falta de transparência na Câmara

imagem-17263

Da redação (*) – A falta de transparência nas votações da Câmara de Vereadores de Guarapuava com a instituição do voto secreto e a aprovação dos projetos de leis de interesse do Executvo sem debate prévio foi citado pelo advogado Cesar Filho como um exemplo de falta de democracia.participativa
“Não existe como falarmos em democracia representativa se nós não temos como acompanhar como um vereador vota. Essa situação onde todos os projetos da Câmara Municipal têm voto secreto é um absurdo. Como eu vou eleger um vereador para me representar se eu não vou ter como cobrar dele uma determinada postura diante de uma votação se eu não tenho como saber como ele votou?” questiona.
Cesar Filho, que também preside o PPS em Guarapuava, defende o fim da falta da transparência no Executivo e no Legislativo a partir da organização da sociedade como instrumento para a prática de uma participação popular efetiva na vida política no município.
“Acredito que a democracia participativa é o futuro das administrações e do próprio país como forma de tirar os intermediários e aproximar a comunidade das administrações públicas”, afirmou.

* Comentário feito originalmente no programa “Conversa ao pé do rádio” ancorado pelo jornalista Francisco Carboni (Cultura AM).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo