O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), que é pré candidato à sucessão no Palácio Iguaçu nas eleições deste ano, tem uma posição clara em relação ao pedágio no Paraná.
Propondo a ampliação de parcerias com a iniciativa privada para aumentar a competitividade, o processo para a licitação do pedágio no Estado será um dos principais temas do seu plano de governo.
“Não aceito em nenhuma hipótese a renovação dos contratos atuais”. Embora entenda que o modelo adotado no Estado é ruim, ele defende que não deve ser usado para “demonizar” o mecanismo de concessão de serviços públicos.
Por isso, uma nova licitação para a administração das rodovias paranaenses, com tarifas mais baixas e com a obrigatoriedade de obras nos primeiros anos da concessão, será uma regra básica na visão de Cesar Filho. O contrato atual acaba em novembro de 2021.
As parcerias público-privadas (PPP), também são de interesse do pré candidato ao Governo do Paraná e visam a garantia de investimentos em obras de infraestrutura no Estado. Ele tem como argumento o estado catarinense. “Santa Catarina construiu três portos com recursos privados nos últimos 10 anos. Hoje boa parte da exportação da produção paranaense é feita por lá”. Outro exemplo citado por Cesar Filho remete a São Paulo que lançou recentemente a concessão de uma rodovia que corta o Estado de ponta a ponta e também um grande programa para aeroportos regionais. “O Paraná não fez qualquer nova concessão importante nesse período e nós estamos perdendo”, observa.
Em Guarapuava, como atual prefeito, Cesar Filho substituirá e modernizará a iluminação pública a partir de uma PPP.