O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, defendeu na manhã desta quinta-feira (14), em Guarapuava, a implantação de uma rede de urgência e emergência e a regionalização do SAMU. Foi durante encontro na Unimed, quando o diretor de Políticas Públicas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, apresentou a proposta aos prefeitos participantes.
Cesar Filho destacou que a regionalização do SAMU vai melhorar o atendimento e Guarapuava, como cidade-sede, terá condições de garantir mais qualidade e agilidade no serviço. “Todos os prefeitos vão estudar a proposta do Governo do Estado para chegarmos a melhor definição para a população regional”, afirma.
O SAMU Centro será integrado por 20 municípios pertencentes à 5ª Regional de Saúde, além de mais dois, Mato Rico e Santa Maria do Oeste. “Nossa dificuldade no passado era a de aceitação dos prefeitos, até por dificuldades financeiras, mas agora a proposta do Estado amplia o investimento, facilitando o acerto tripartite”, explica o diretor da Regional de Saúde, Vinícius Traiano.
Segundo Traiano, foi a primeira reunião e já com resultado bastante positivo. “Vamos aguardar as prefeituras para então colocarmos o SAMU Centro em operação, um compromisso que foi estabelecido com a União quando Guarapuava recebeu as ambulâncias do SAMU há alguns anos, mas que deixou de ser cumprido”, finaliza.