O Prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho disputa, mais uma vez, como finalista do Prêmio ‘Sebrae Prefeito Empreendedor’, na categoria “Desburocratização” e “Implementação da Redesim”. Essa é a 10ª edição do prêmio e a grande final será no dia 22 de abril, em Curitiba.
Na última quinta (14), os consultores do Sebrae Estadual, da Regional Centro, Flávio Locatelli e Marlon Farias estiveram no município e avaliaram os projetos. “Este é o resultado de investimentos precisos que fizemos em Guarapuava, entre eles a desburocratização dos processos e serviços da prefeitura, entre eles, a descentralização do licenciamento ambiental. É uma honra ser um dos finalistas estaduais do prêmio, que é reconhecido nacionalmente”, destaca Cesar Filho.
Guarapuava é referência no estado do Paraná, obtendo notas máximas em quesitos como Desburocratização e Agente de Desenvolvimento, no que se refere aos Indicadores de Implementação da Lei Geral e, 100% em todos os quesitos referentes aos Indicadores de Política de Desenvolvimento, sendo eles Atores do Desenvolvimento, Compras Públicas, RedeSimples e Sala do Empreendedor. O que quer dizer que a Lei Geral está implementada e sendo aplicada pelo município em todos os seus capítulos.
“Fazendo um comparativo com esses indicadores, pode-se perceber que Guarapuava está à frente de cidades maiores e, teoricamente, mais desenvolvidas, como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu”, explica o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza, ao lembrar sobre a facilidade de todo o processo. “Isto é resultado de um trabalho feito com dedicação e comprometimento do prefeito Cesar Silvestri Filho e dos seus funcionários, sempre com o objetivo da melhora do ambiente de negócios em nosso município, incentivando o empreendedorismo e o crescimento da economia local”.
Guarapuava foi o primeiro município do interior do Paraná 100% descentralizado para licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local, tornando-se exemplo para todo o Estado.
“A prefeitura passou a ser responsável pela emissão de licenciamentos de pequeno e médio porte na área urbana, como corte de árvores e anuência para atividades nas áreas de turismo e lazer, por exemplo. Uma licença expedida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) que poderia levar até 6 meses, agora, está levando cerca de 10 dias. O Instituto continuou nos dando respaldo, mas é importante que todos os municípios adquiram o documento”, explica o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
Dos 135 projetos inscritos no Paraná, 35 foram selecionados para disputar o prêmio e Guarapuava já está entre os cinco primeiros na categoria. Os vencedores da etapa estadual estarão classificados para a premiação nacional e automaticamente receberão o selo Prefeito Empreendedor – Finalista Nacional.
“Guarapuava vive um dos melhores momentos de sua história tornando-se referência para outros municípios em modelo de gestão. A prefeitura recebe visitas frequentemente de outros gestores municipais para entender o nosso modelo de gestão. O sentimento de pertencimento do guarapuavano vem aumentando através dos investimentos realizados e dos resultados apresentados, despertando a vontade de empreender e integrar o ciclo de desenvolvimento do município”, finaliza o prefeito Cesar Filho.