O deputado estadual Cesar Silvestri Filho fez, nesta quarta-feira (16), seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná. Eleito com mais de 52 mil votos, o parlamentar parabenizou a nova presidência da Casa e sinalizou sua parceria para que sejam concretizadas as mudanças promovidas internamente.
Natural de Guarapuava, no Centro Oeste do Paraná, Cesar Filho reforçou ser um representante regional que vai lutar pelos interesses locais, em consonância com as diretrizes do governador Beto Richa. O deputado disse que o foco de seu trabalho será a promoção de melhorias nas áreas da educação, ciência, tecnologia, geração de emprego e renda, buscando atrair investimentos públicos e privados para a região Centro Oeste do Paraná, ainda carente de recursos.
O pronunciamento de Cesar Filho teve muitos apartes, entre os quais, dos deputados VAldir Rossonoi, Dougla Fabrício, Nelson Justus. Artagão de Mattos Leão não poupou elogios ao parlamentar e lembrou que embora sejam de grupos oposocionistas no município sempre tiveram um bom relacionamento. E é essa parceria que ambos devem manter em prol do desenvolvimento de Guarapuava e da região.
Leia e íntegra do discurso:
"Sinto-me especialmente honrado em estrear nesta tribuna, com a responsabilidade de representar uma parcela do povo paranaense nesta Casa. Ainda mais que por aqui já passaram o meu pai e o meu avô, exemplos de vida pública que me inspiram na trajetória a que agora dou início, referências de que me orgulho e em cuja homenagem peço a Deus que me ajude a seguir correspondendo, firme e honestamente, à confiança dos conterrâneos da minha querida Guarapuava e de todo o Paraná.
Um traço fundamental do gênero humano, diferente das demais espécies, é a capacidade de acumular conhecimento e experiência geração após geração, de modo a não precisar reinventar tudo a todo momento, nem voltar a percorrer etapas já trilhadas. Por isso, sem me deter na exaltação do passado, permito-me evocar a tradição familiar apenas para dizer que a herança mais valiosa que tenho é o sentimento de gratidão e respeito em relação aos eleitores. São eles que nos permitem estar aqui, exercendo essa extraordinária vocação que é a política e a causa pública. Mas a nossa tarefa é construir daqui para diante e é esse espírito que me anima.
Estou aqui para defender ideias, propor caminhos, discutir alternativas, construir e encaminhar coletivamente soluções e políticas públicas com ética, responsabilidade, trabalho e muito estudo. Sem ranços de falso moralismo e sem me perder em picuinhas de ocasião, quero expressar os ideais de autonomia e liberdade que movem os contemporâneos da minha geração. Nossa geração tem a cabeça aberta, tolerante e generosa, mas não aceita imposições, venham de onde vierem. Temos absoluta disposição para aprender, para enfrentar desafios e para dialogar e divergir civilizadamente quando necessário. Somos uma geração pragmática, que não tem tempo a perder e, ao mesmo tempo, intransigente nos ideais, mas, acima de tudo, leal, que há muito deixou de ser ingênua para não abrir mão de ser essencialmente idealista.
Algumas diretrizes pessoais vão nortear a minha atuação nesta Casa e no campo da política em geral. Em primeiro lugar, sou um representante regional e estarei sempre na linha de frente dos interesses legítimos das comunidades, das organizações, dos empreendimentos e dos produtores da minha região. Do mesmo modo, sou militante de um partido que ajudou a eleger o governador Beto Richa e participa do governo com os seus melhores quadros, de maneira que esse mesmo apoio participante será a tônica da nossa relação parlamentar com o Poder Executivo.
A segunda diretriz trata da educação, ciência e tecnologia, elementos que, a meu ver, são absolutamente fundamentais para a efetiva emancipação das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil. Assim sendo, vou dedicar atenção especial a projetos que permitam ampliar e democratizar o acesso do povo ao conhecimento e à tecnologia, a começar do projeto Cidade Digital, cuja discussão vem desde a campanha eleitoral de 2008, quando fui candidato a prefeito de Guarapuava, e que certamente haveremos de aprofundar a partir desta Casa.
Minha terceira orientação é a geração de emprego e renda. O povo em geral, mas muito particularmente a juventude com a qual compartilho aspirações e ansiedades, quer apenas uma oportunidade para empregar o seu talento e construir, com o próprio esforço, uma vida de conquistas e realizações pessoais e familiares. Quero, assim, atuar vigorosamente no sentido de atrair para a nossa região empreendimentos e negócios geradores de vitalidade econômica, articulando investimentos públicos e da iniciativa privada e mobilizando a capacidade criativa dos nossos empreendedores.
Com a quarta diretriz, reafirmo minha profissão de fé com relação à política. Ainda que por vezes pareça distante do cotidiano das pessoas ou, pior ainda, nem sempre percebida de forma positivamente pelo senso comum, a política continua a ser o único mecanismo de ordenação democrática do poder, de garantia dos direitos e liberdades e realização da justiça e do bem comum. E o parlamento é, a meu ver, o espaço por excelência para o exercício da democracia na sua mais pura acepção, fundada tão somente na força das ideias e dos argumentos. Defendo, portanto, a necessidade de qualificarmos uma agenda legislativa que restabeleça o conceito de poder independente que está na origem da instituição parlamentar.
Finalmente, quero manifestar a cada uma das senhoras e dos senhores o desejo genuíno de que tenhamos aqui uma boa e produtiva convivência, em benefício do povo paranaense e em prol do Brasil que todos queremos forte, altivo e feliz. "