Jonas Laskouski
Guarapuava – Em uma cerimônia simbólica realizada na manhã desta quinta feira (05), no gabinete do prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), cerca de 35 agentes de trânsito e do EstaR (Estacionamento Regulamentado) receberam novos uniformes, além de certificados de formação técnica. Mas muito mais do que fazer essa entrega, o evento foi marcado por dois importantes temas.
O primeiro deles disse respeito à polêmica contratação do agentes feita pela Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) no ano passado (veja aqui). "Precisamos encerrar as discussões e a polêmica sobre isso", disse o prefeito, garantindo que os empregos desses agentes estariam seguros e que mesmo se uma decisão futura do STJ mudasse o rumo atual, eles continuariam empregados, sendo aproveitados em toda a estrutura do trânsito.
O prefeito Cesar Filho enumerou todos os investimentos que estão sendo feitos na modernização do trânsito, em Guarapuava, entre eles, a implantação dos semáforos sincronizados, faixas elevadas e a capacitação dos agentes. "O processo de reestruturação de equipamentos continua. Faremos mais investimentos. Sabemos que a frota do município está crescendo e precisamos estar preparados para isso, e existem alternativas. Desafogar o tráfego no Centro com os 'Centros de Bairro', por exemplo. Incentivar o uso de bicicletas, além de orientar os pedestres e, claro, motoristas", enfatizou o prefeito. "Vocês representam a nova geração. Antes de multar é preciso fazer o motorista entender porque ele está errado, orientá-lo e por último, utilizar o recurso da multa. Tem gente que só se educa dessa forma, multando."
"Agora só falta a viatura", comentou Altair Bonassa, coordenador operacional do Guaratran. De acordo com o secretário municipal, Ivanês Josefi, uma já está em processo de licitação e de compra mais três carros ou motos, está sendo estudada.