22/08/2023


Geral

Cesar Filho lança “operação de guerra” para recuperar estradas rurais

imagem-48965

O prefeito Cesar Filho lançou há alguns instantes o Programa de Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava (REERG). Cesar Filho caracterizou o programa como uma “verdadeira operação de guerra”, devido à operacionalidade que o mesmo terá e à urgência dos trabalhos. “A partir de amanhã (27) seis patrulhas compostas por patrola, rolo, retroescavadeira e caçamba irão atuar emergencialmente nos locais onde há atoleiros em Guarapuava. É uma ação emergencial, que visa dar condições de trafegabilidade para que os produtores possam escoar a produção e também para dar melhores condições para o transporte escolar”, enfatizou o prefeito.

Na avaliação de Cesar Filho, a urgência do programa deve-se, principalmente, pela proximidade da safra de soja, que irá causar grande movimentação de máquinas e caminhões nas estradas rurais. “Todas as previsões são de safra recorde. Isso quer dizer que o movimento também deve ser recorde. É obrigação do Pode Público dar todas as condições de escoamento dessa produção, pois ela será responsável pela geração de renda também para a cidade. Lamentamos que isso não tenha sido feita de forma eficiente e competente nos últimos anos. Nós esperamos que o REERG esteja concluído entre três e quatro semanas, que é exatamente quando o movimento dos maquinários da safra estarão em maior volume nas estradas do interior. Todos os esforços estão sendo feito para que esse programa emergencial atinja seus objetivos e dê total condições de escoamento da safra”, destacou o prefeito.

Para que o REERG alcance seus objetivos a administração municipal está efetivando a partir de hoje um Gabinete de Monitoramento, composto por integrantes das secretarias de Obras, Agricultura, Surg, cooperativas, sindicatos e entidades ligadas ao setor produtivo. “A atuação desse gabinete será diária. Ele será o responsável pelo mapeamento e pelo acompanhamento das atividades das patrulhas. A participação desses representantes é fundamental, pois eles têm acesso direto a toda a classe produtora de Guarapuava. Com isso conseguiremos atingir os pequenos, médios e grandes produtores rurais”, explicou o prefeito.

REERG

Conforme levantamentos apresentados durante o lançamento do REERG, cerca de 90% dos pontos críticos das estradas rurais já estão mapeados. O restante deve ser levantado pelo Gabinete de Monitoramento nos próximos dias.

As máquinas passarão por uma vistoria amanhã cedo no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Se o tempo estiver bom, as patrulhas receberão lá o cronograma de atividades diárias. O sistema de trabalho das patrulhas será de acampamento, com as refeições sendo preparadas no próprio local onde os trabalhos estarão sendo realizados.

“Reafirmo que este é um programa emergencial. Estamos concentrando todos os esforços para que a situação seja amenizada o mais breve possível”, concluiu.

O lançamento do REERG foi realizada na manhã de hoje (25), no salão da Prefeitura de Guarapuava e contou com a presença de vereadores e representantes de cooperativas, Sindicato Rural e entidades ligadas ao setor produtivo do Município.

Estradas

Guarapuava é o município com maior extensão territorial do Paraná e possui cerca de 3.800 quilômetros de estradas rurais.

Diariamente, cerca de 300 empresas contratadas percorrem cerca de 2.800 quilômetros com transporte escolar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo