O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (Pode) pediu que pesquisadores, reitores e gestores públicos aproveitem o “momento excepcional” de Guarapuava e não desperdicem oportunidades. O prefeito referiu-se ao potencial do município para a pesquisa e à importância da academia para a consolidação do ambiente inovador na cidade.
Assim, o prefeito debateu o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Junto com ele, reitores de universidades estaduais do Paraná e do Paraguai. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, também participou.
Conforme informações, Cesar Filho enfatizou ainda o poder que as instituições de pesquisa possuem como integradores no meio inovador que, em Guarapuava, possui ambientes favoráveis em construção. De acordo com o prefeito, está em andamento o Instituto para Pesquisa do Câncer e o Centro de Inovação.
Nosso Centro, por exemplo, é uma estrutura privada, mas que depende essencialmente do ambiente acadêmico para o surgimento de iniciativas. Nosso Instituto do Câncer nasce com a vocação e missão de nos tornar referência. Podemos captar boas iniciativas de fora, com editais abertos, mas não é isso que vai criar nosso ecossistema verdadeiro. Precisamos criar aqui iniciativas que possam crescer conosco. Tenham certeza que a Prefeitura de Guarapuava, dentro de sua pequena participação nesse processo, vai fazer tudo que for possível para ajudar, ciente da importância disso.