Durante o lançamento do livro “A Primeira República das Américas”, de autoria de Nivaldo Krüger, que aconteceu no grande expediente da Sessão Plenária na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (14), o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) prestou homenagem ao ex-prefeito de Guarapuava e também ex-deputado.
“O autor faz um minucioso estudo histórico, demonstrando a ocupação espanhola do território hoje paranaense, naquele período. Realmente uma obra que vale a pena ler e conservar”, afirma o deputado Caíto Quintana, líder da bancada do PMDB e propositor do evento. “A Primeira República das Américas” constitui, assim, um rico inventário, com mais de 300 páginas de textos e mapas.
Segundo Nivaldo Krüger, a publicação é um livro geopolítico que mostra como nasceram e se extinguiram cinco grandes utopias, entre elas a primeira República Teocrática Guarani. A obra deve ganhar uma versão em espanhol com a aprovação do projeto através da Lei Rouanet, pelo Ministério da Cultura. Krüger, 83 anos, foi vereador e prefeito de Guarapuava, deputado estadual e senador, e é autor de outras três publicações: “Sudoeste do Paraná – Historia de Bravura, Trabalho e Fé”; “Palmas, Paisagem e Memória”; e “Guarapuava, Seu território, sua gente, seus caminhos, sua história”.
Assessoria de imprensa Cesar Filho.