22/08/2023


Educação Guarapuava Política

Cesar Filho se compromete a instituir combate à violência contra mulheres nas escolas

Afirmação do prefeito marca a primeira vitória do movimento Tod@s por Todas, que pretende implantar nas escolas projeto de conscientização sobre violência contra mulheres

Cesar-Silvestri-Filho

O movimento Tod@s por Todas, criado, recentemente, para combater a violência contra a mulher, já tem a sua primeira vitória. Poucas horas depois da matéria sobre o anúncio de uma petição ter sido divulgada pelo Portal RSN, o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) deu o seu aval ao movimento. O objetivo do grupo era criar um projeto, nos mesmos moldes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), porém, com a temática sobre violência contra a mulher.

“Me comprometo a encampar a ideia e implementá-la em toda a rede municipal de ensino”, assegurou o prefeito em contato telefônico com esta reportagem, após ter sido provocado pelo Portal RSN, na tarde desta quinta feira (16).

A sugestão de Cesar é criar um programa, assegurado por lei municipal, que seja integrado ao Proerd, já regulamentado, e fazer um trabalho conjunto. O prefeito lembra que o Proerd visa a prevenção da violência, de forma geral, trabalhando com competências sócios-emocionais, nas quais a violência contra a mulher, também está inserida. A adesão do prefeito ao movimento agiliza o trâmite burocrático, proposto com a realização de uma petição, que começou a coletar assinaturas online para propor um projeto de lei de iniciativa popular.

De acordo com o Tod@as por Todas, a petição visa a consolidação de um projeto de ensino para atuar nas escolas e dialogar, com proximidade, diretamente com os futuros adultos da sociedade, que são os potenciais agentes da mudança.

A formatação de um programa integrado com o Proerd, como observa o prefeito, otimiza, não apenas o tempo, mas custos, estrutura, além de questões técnicas como carga horária para a implantação do trabalho.

O posicionamento do prefeito municipal foi informado ao Portal RSN, mas deverá, futuramente, ser debatido com o Movimento. Caberá, agora, ao movimento, se articular para que o programa municipal proposto seja efetivado e comece a funcionar, promovendo, além do combate, a mudança de cultura em relação ao relacionamento homem x mulher, já que o público alvo, no caso das escolas municipais, é o ensino fundamental, mas nada impedindo que se firmem outras parcerias, e se estendam a outros níveis de ensino.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo