22/08/2023
Política

Cesar Filho vai até as famílias no Campo Velho

imagem-42347

Visitar as pessoas em suas casas, ouvir os problemas que atingem os moradores, pedir votos entregando “santinho”. Foi desta maneira que o candidato a prefeito Cesar Filho (Aliança para o Progresso) dedicou a tarde desta terça-feira (04) para uma caminhada pelo Campo Velho, no Bairro Boqueirão em Guarapuava.

Pelas suas andanças Cesar Filho pode comprovar que a falta de saneamento básico e de melhorias na saúde pública são os problemas que predominam entre os moradores. “Eu moro neste lugar há 34 anos e não temos rede de esgoto. No postinho de saúde só tem um médico e quando precisamos vamos na madrugada para pegar ficha e mesmo assim, muitas vezes, não somos atendidos”, reclama Izaura Gomier.

Sentada num banquinho de madeira, enrolando um palheiro (cigarro feito com fumo picado e palha), dona Marta Solochinski, 75 anos, recebe Cesar Filho com um sorriso nos lábios. “Que Deus te abençoe meu filho”, diz a idosa.


Logo em frente o candidato encontra Emidio Oliveira Baptista, 81 anos. “Eu sei não voto há muito tempo, mas neste ano vou sair de casa pra votar em você”, diz o aposentado ao candidato.

Esse ato de cidadania também vai ser repetido por Maria Golembra, 82 anos. “Eu quero votar porque vou apertar o número 23 e o teu nome”, disse a anciã. Moradora do bairro há mais de 30 anos, a idosa se ressente com a falta de pavimentação asfáltica na marginal à avenida Serafim Ribas. “Eu tenho de ir ao mercado sozinha e sofro para caminhar nessas pedras”, diz.

“Deus é Pai e você vai ganhar essa eleição. Deus há de iluminar a tua cabeça”. É assim quem dona Cecilia Brandalise ao se despedir de Cesar Filho. Antes, porém, o candidato entrou na casa de dona Cecília e apreciou pés de orquídea que são cultivados pela mulher. Dona Cecilia mora no bairro há mais de 30 anos e diz que além da saúde o local precisa de uma capela mortuária. “As pessoas morrem e tem que ser veladas em casa pela falta de um lugar apropriado. No terreno da Associação de Moradores tem espaço de sobra”, observa.

“Eu moro aqui desde 1977 e o que mais sentimos é a falta de médico. Hoje mesmo levantei às 4 horas da manhã pra pegar ficha e não consegui consultar porque só tinha um médico”, reclama.
“As crianças não uma quadra decente para brincar, jogam futebol num campinho improvisado. Até agora não merecemos a atenção e o respeito como cidadãos que somos”, diz Otávio Ribeiro.

Entre uma abordagem e outra pelo meio do caminho, Cesar Filho entrou de casa em casa, parou para fotografias, deu atenção às crianças que o assediavam, prestou atenção em tudo o que era dito por moradores e pediu votos. “Estou aqui pessoalmente pedindo o seu voto de confiança para que possamos mudar esta situação, para que possamos melhorar a saúde pública, atender os pedidos que estão sendo feitos. Quero voltar aqui depois das eleições para discutir as demandas, se vocês me permitirem isso”, afirmou o candidato a prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo