22/08/2023
Guarapuava Política

Cesar Silvestri e Cida Borghetti debatem o próximo passo para desativar o cadeião

Em abril foi iniciado o trâmite para a transferência da Cadeia Pública de Guarapuava. Expectativa é que a governadora libere a construção do novo espaço

Cesar-Silvestri-Filho

Uma reunião sobre o próximo passo para se desativar a Cadeia Pública de Guarapuava, o Cadeião, será realizada na noite desta sexta feira (8), no município, entre o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) e a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP). Cida chegou em Guarapuava no final da tarde de hoje para participar da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava, uma obra de R$ 5,5 milhões.

Em entrevista exclusiva ao Portal RSN, Cesar anunciou a reunião, que também envolverá os responsáveis diretos da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava (SDP) e da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). A expectativa é que a governadora libere, ainda hoje, a construção de um Centro de Triagem, para que o Cadeião seja desativado definitivamente.

“A governadora está comprometida em resolver isso. Tem um encaminhamento dado e esperamos que hoje ela possa anunciar essa próxima etapa, que eu considero como um dos problemas mais urgentes”.

A articulação para esta reunião aconteceu durante a última visita de Cida a Guarapuava, quando ela anunciou, na Câmara de Vereadores, a implantação do curso de medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

“Ela está vindo com muita sensibilidade e também com a disposição de nos ouvir”, explicou Cesar.

TRÂMITE

Em abril, Cida havia confirmado que a Cadeia Pública de Guarapuava seria transferida para uma área anexa ao Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava (CRAG). Ainda não há informações se esta proposta está mantida, ou se um novo local será escolhido.

Na época, em entrevista ao Portal RSN, o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, informou que a “Casa de Acolhida” terá capacidade para 500 presos que ainda não tenham sido sentenciados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.